Grão Mogol fica Localizada na Serra do Espinhaço ao norte de Minas Gerais, a cidade fica a 829 metros de altura.
A história de Grão-Mogol está ligada à descoberta e à exploração do diamante no final do século XVIII, o que atraiu pessoas vindas de outros lugares do país e também estrangeiros, como portugueses, franceses e alemães. Com o comércio dos diamantes, inicialmente negociados de forma clandestina, o local passou a destacar-se na região.
O conjunto de prédios históricos e as manifestações culturais são heranças marcantes daquela época e atraem muitos turistas, que também vão ao local para desfrutar das belas paisagens naturais.
Grão Mogol oferece um grande número de atrativos culturais e naturais. Alguns atrativos estão localizados dentro da área que abrange o Parque Estadual de Grão Mogol
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Parque Estadual de Grão Mogol
O Parque Estadual de Grão Mogol está inserido, em sua maior extensão, na Serra Geral. É constituído pelo vale do Rio do Bosque e outros rios menores. O relevo é predominantemente montanhoso, cortado por grandes chapadas como a Chapada do Bosque, que chega a atingir cinco mil metros, a Chapada do Bosquinho e Chapada do Cardoso. A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típicas de campos de altitude. Nas chapadas predominam os cerrados com suas variações, destacando cerrado baixo, representado por árvores como pequizeiro, a lixeira e o pau terra, entre outras e a caatinga arbustiva com a presença de espécies como bromélias e cactáceas. Os campos de sempre vivas e os vales dos rios do Bosque e Ventania, são pontos marcantes da região. O Parque Estadual de Grão Mogol está situado na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha. Os rios, que cortam toda a área do parque, são perenes, mesmo estando em uma região extremamente seca. Daí a importância da preservação dessa área, para garantir a vitalidade de seus cursos hídricos e suas inúmeras nascentes, que alimentam outras grandes bacias hidrográficas. O parque possui um perímetro de 143,421 km.
# 2 Presépio Natural Mãos de Deus
Construído quase todo em pedra, é um ícone da cidade. Presépio Natural oferece ao visitante vista privilegiada da cidade,e com acessibilidade. Na gruta pode-se rezar, tem banheiro e bebedouro, lojinha onde são oferecidos belos souvenir e camisetas.
# 3 Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja construída durante o século XVIII, foi restaurada e após esse fato tomou a aparência que conhecemos hoje. Local onde os sacramentos são realizados e também eventos como Cerco de Jericó e Festa de Santo Antônio.
■ CACHOEIRAS
# 1 Cachoeira Do Mirante
A paisagem é maravilhosa, perfeito para quem quer calma e tranquilidade na natureza. Requer cuidado por parte do visitante para não se machucar nas trilhas para chegar ao local.
# 2 Praia do Vau
Local com uma beleza exuberante. Rio de água limpas. Ótimo para tirar fotos, é preciso tomar muito cuidado com quando for se banhar no Rio, a praia oculta poços profundos, não tem placas alertando para o perigo e nem salva vidas.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
n/d
De Ônibus:
N/D
De Avião:
N/D