Gonçalves

Gonçalves é um pequeno município no sul de Minas Gerais e conta com diversas belezas naturais. O frio da Serra da Mantiqueira, o clima pacato, belas cachoeiras e culinária, transformam Gonçalves em um destino perfeito para visitar. A cidade possui 4.220 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010, recebe anualmente milhares de turistas, vindo de diversas partes do Brasil, principalmente de São Paulo.

Outro atrativo do município são os picos, que chegam a 2100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.

Gonçalves é atualmente um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Boia Cross no Rio Capivari
São trechos de cerca de 1300m pelas corredeiras do Rio Capivari. Pode ser realizada em dois trechos do rio, de acordo com a época do ano. É nossa opção com maior adrenalina! Permitido para crianças a partir de 35 kg ou sete anos. Obrigatório o uso de calçado fechado que permita molhar (tênis ou similar).

Voo de Paraglider (Parapente)
Voo duplo, com instrutor oficial. A saída é no Pico da Raposa, município de Córrego do Bom Jesus, à 18 km da sede da cidade de Gonçalves. Translado incluso. Depende de agendamento com 24 horas de antecedência. Condições climáticas podem afetar o voo, que varia de tempo de duração, podendo até ser cancelado. Muita adrenalina, com belíssima vista do Sul de Minas!

Pedra do Forno
Vista de 360° com tempo limpo, altitude máxima de 1970m. Aproximadamente 3 horas de caminhada, contando o trajeto de ida e volta. Trilha íngreme de nível médio.

Pedra Chanfrada
Linda vista de 180°, altitude de 1770 m. Aproximadamente 3 horas de caminhada, contando o trajeto de ida e volta. Trilha íngreme de nível médio.

Pedra do Barnabé
Lindíssima trilha no meio da mata, num terreno particular, com pontos de vista e paisagem de nossa linda Serra da Mantiqueira. Aproximadamente 3 horas de caminhada, contando o trajeto de ida e volta. Trilha íngreme de nível médio/difícil.

Pedra Bonita
O ponto mais alto da região, chegando à 2120 m de altitude, com vista de 360° da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Uma das regiões de mata mais preservada e bem fechada. Trilha com cerca de 6 horas de caminhada, com início a 15 km da sede do município de Gonçalves. Trilha íngreme de nível difícil.

Pedra do Cruzeiro
Um dos locais mais altos do vale de Gonçalves, com 1125 m de altitude, com uma vista de 360° da cidade de Gonçalves e seus vales. A subida é bem ingrime. Durante a subida, tem as estações para fazer orações. Em seu topo  existe uma pequena capela.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Sete Quedas 
A cachoeira está localizado em um terreno particular é cobrado uma taxa por visitante (R$10,00) mas a beleza das cachoeiras compensam. Possui amplo estacionamento, lanchonete e logo na entrada tem um deck com uma vista incrível. Uma trilha bem fácil que leva a 2 outras cachoeiras a do Cruzeiro e do Retiro.

# 2 Cachoeira Simão
Cachoeira de fácil acesso situada a 3 km do centro da cidade, ideal para nadar em seu poço. Não paga entrada.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
São Paulo – Gonçalves – Fernão Dias -182 km

Via Fernão Dias (182 km): entre em Cambuí, siga 5km até Córrego do Bom Jesus e mais 22 km de estrada de terra e com subidas íngremes, sendo 13 km (até o Distrito dos Costas) e mais 9 km até Gonçalves.

São Paulo – Gonçalves – Carvalho Pinto – 240 km
Saindo de São Paulo pela Airton Sena, siga sentido Campos do Jordão, no meio da Serra (Rodovia Floriano Pinheiro) sair sentido Sul de Minas. Você passará por Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e a próxima cidade será Gonçalves. Da estrada estadual até o centro de Gonçalves serão 13km (asfalto).

De Belo Horizonte:
Há duas opções:
1. Pela Fernão Dias, siga em sentido a São Paulo, e entre na cidade de Cambuí (conversão à direita).

2. Daí são 5 km (asfalto) até Córrego do Bom Jesus. Seguir em frente, contornando a praça (direita, esquerda até o fim, esquerda novamente e em seguida direita) e logo à frente são mais 25 km de terra até Gonçalves (há alguns pontos de dúvida, sem sinalização).

Outra opção é seguir pela Fernão Dias até o trevo de Pouso Alegre e pegar a estrada para Itajubá, mais à frente entre para Cachoeira de Minas e siga até Paraisópolis, daí são mais 10 km até o acesso p/ Gonçalves, e mais 13 km com asfalto novo e bem sinalizado até a cidade.

Do Rio de Janeiro:
Saindo do Rio de Janeiro percorre-se um total de 370 km até Gonçalves.
1. Siga pela Dutra até a altura de Taubaté, seguindo em direção a Campos do Jordão.
2. Subindo a Serra, após o túnel pegue o acesso para Santo Antônio do Pinhal (conversão à direita)
3. Atravesse a cidade e siga para o Sul de Minas.
4. Você vai passar por Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí e em seguida (+10 km) a entrada para Gonçalves.
5. Do trevo até a cidade são 13 km com asfalto novo e bem sinalizado

Distâncias:
Campinas – 180Km
Pouso Alegre – 80Km
Campos Jordão – 63Km
São Bento Sapucaí – 23Km
São José Campos – 100Km
Itajubá – 80Km
Monte Verde – 60Km
Paraisópolis – 23Km

De Ônibus:
Não há ônibus direto do Rio de Janeiro ou São Paulo para Gonçalves.
Para quem vem das capitais, é necessário chegar primeiramente na cidade de Cambuí (30 km de Gonçalves) ou Paraisópolis (23 km de Gonçalves), cidades por onde os ônibus que fazem linha até o município fazem parada.

■ MAPA DA REGIÃO