Caxambu
Caxambu

Caxambu

Caxambu está situada na região sul de Minas Gerais, não muito distante de outras cidades turísticas como São Lourenço e Lambari. De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em julho de 2019 sua população era de 21 656 habitantes.

Caxambu é conhecida por suas águas termais e suas estâncias hidrominerais, sendo um destino turístico popular devido às suas propriedades terapêuticas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque das Águas
O Parque das Águas é um ponto icônico em Caxambu, oferecendo uma atmosfera tranquila para passeios a pé, atividades ao ar livre e contemplação da arquitetura histórica. No parque, você encontrará fontes, jardins bem cuidados, quiosques e uma diversidade de espécies de plantas.

# 2 Gêiser Floriano de Lemos
É um tipo de água mineral com erupções periódicas e jatos de até 5 metros, devido a pressões de gases (gás carbônico) existentes na mesma. Não é um verdadeiro gêiser geotermal, cujas temperaturas são elevadas; esta variante é denominada gêiser de água fria (27º C).

# 3 Balneário Hidroterápico
Construído em 1912, é divido em duas alas: masculina e feminina. Conta com banhos de imersão em águas mineral em banheiras estilo colonial, piscina interna na ala masculina, sauna e tratamentos estéticos. Seus azulejos e pisos portugueses são todos decorados, formando desenhos e belos mosaicos. Localizado dentro do Parque das Águas.

O suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século XX em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses. Os azulejos e pisos, vindos da Europa especificamente de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos. Em seu interior há diversos tipos de banhos, duchas e saunas divididas em duas alas, uma feminina e outra masculina, esta última com uma piscina térmica. Amplas salas de repouso, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas.

# 4 Águas Minerais
São aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.

# 5 Morro de Caxambu
Com aproximadamente 1.090 m de altitude e a 186 m acima do parque, o morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores. É possível avistar também a cidade de Baependi e as serras próximas. O acesso se dá pelo teleférico, de carro pela Avenida Barão do Rio Branco, ou a pé pela Rua Princesa Isabel, próxima ao hospital.

# 6 Teleférico
Situado Junto ao Parque das Águas, o passeio é feito até o cume do Morro Caxambu, sob o lago e mata do Parque. Para se chegar ao Morro a melhor maneira, sem dúvida, é ir de teleférico e apreciar a bela vista panorâmica do Parque das Águas com a emoção do trajeto. Seu protótipo foi projetado em Torino, na Itália em 1945, e possui 80 cadeiras.

# 7 Museu Histórico e Genealógico de Caxambu
O Museu de Caxambu foi reinaugurado no dia 18 de maio de 2011 com a Mostra: “Tesouros do Museu Nacional” da UFRJ, no período de setembro a 06 de dezembro de 2011 apresenta a Exposição: Passo a passo, salto a salto, vôo a vôo: o cientista Santos Dumont” do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, do Rio de Janeiro.

# 8 Praça 16 de Setembro
Tombada pelo Patrimônio Histórico, a Praça 16 de Setembro possui amplos jardins floridos e árvores frondosas que permitem aos visitantes e moradores, momentos de descanso e tranquilidade, em meio a natureza. Duas obras esculpidas pelo artista português, Chico Cascateiro, trazem um charme especial à Praça: a Cascata do Coreto e a Fonte Luminosa, elas expressam a imitação da natureza, característica inconfundível do escultor. A Praça 16 de Setembro teve destaque na Revolução Constitucionalista de 1932, servindo de hospital para o atendimento aos soldados feridos. O espaço é cortado pelo Córrego Bengo.

# 9 Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
Inaugurada em janeiro de 1906, a Igreja Matriz está localizada no Centro da cidade. Com estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892, onde existia a velha capelinha de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVIII. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A comemoração da padroeira de Caxambu, Nossa Senhora dos Remédios, acontece no dia 15 de agosto com missas, procissões e outras festividades.

# 10 Igreja Santa Isabel de Hungria
Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a Igreja Santa Isabel de Hungria tem estilo neogótico. Sua construção se iniciou em 1868, para cumprir uma promessa feita pela Princesa Isabel, por gratidão a uma cura alcançada, uma vez que esta era sua santa de devoção. Inaugurada em 1897, possui um altar simples e feito em madeira trabalhada, que abriga a imagem de Santa Isabel de Hungria. Ao lado da Igreja, encontra-se um busto em homenagem a Princesa Isabel, inaugurado em 2017, com a presença de seu bisneto, Dom Antônio de Orleans e Bragança.

# 11 Estrada Real
A ligação entre Caxambu e o Antigo Império ficou ainda mais próxima com a Estrada Real que se destaca por apresentar uma grande beleza natural e uma riqueza cultural ímpar. Caxambu possui 05 marcos, e o trecho faz divisa com as cidades de Baependi e Soledade de Minas são realizados diversos eventos, em especial esportivos, durante o ano.

# 12 Represa do Jacaré
Localizada em uma área de 103,6 hectares, a Represa do Jacaré é uma unidade de conservação municipal, com natureza exuberante, espaço ideal para a contemplação, caminhadas e passeios de bicicleta e a cavalo. A represa faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Caxambu e foi construída pelo senhor Don Ximenes, para instalação de uma usina elétrica como doação para o município.

# 13 Represa das Laranjeiras
A Represa das Laranjeiras é o antigo local de abastecimento de água de Caxambu e fica a 11 km da cidade. O local oferece um Parque Municipal com vegetação de Mata Atlântica e é ideal para ter contato com a natureza, passear e relaxar.

# 14 Mercado de Artesanato
O Mercado de Artesanato se localiza ao lado do Parque das Águas, onde você pode se encantar com grande diversidade de artesanatos como cestaria, tapeçaria, bordados e souvenirs.

# 15 Feira da Praça
Integrando o Circuito Cultural de Caxambu, a Feira é realizada na Praça 16 de Setembro, aos sábados, das 9às 13 horas. Esta Feira já é uma tradição na cidade e se transformou em ponto de encontro e lazer. No espaço são comercializados diversos produtos gastronômicos, como hortaliças, geleias, pães, ervas, plantas e cervejas e petiscos artesanais. Os visitantes ainda podem apreciar diferentes estilos musicais e outras atrações culturais e artísticas.

■ COMO CHEGAR

  1. Via Carro:
    • Se você estiver vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, o acesso principal é pela BR-267, que liga essas cidades a Caxambu.
    • Se estiver vindo de Belo Horizonte, você pode pegar a BR-040 até Juiz de Fora e depois pegar a BR-267 até Caxambu.
    • Recomenda-se usar um aplicativo de mapas ou GPS para obter as direções mais precisas, considerando a sua localização inicial.
  2. Transporte Público (Ônibus):
    • Caxambu é servida por linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais. Você pode verificar as empresas de ônibus que operam rotas para a cidade a partir das principais cidades da região.
    • A rodoviária de Caxambu é o ponto de chegada para os ônibus, e ela está localizada no centro da cidade.
  3. Trem:
    • Caxambu também é acessível por trem, sendo uma das estações da antiga Estrada de Ferro Minas e Rio. No entanto, o transporte ferroviário pode ter horários limitados e ser mais utilizado para fins turísticos. É importante verificar a disponibilidade e os horários com antecedência.
  4. Avião:
    • O aeroporto mais próximo de Caxambu é o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, em Juiz de Fora. De lá, você pode seguir de carro ou ônibus até Caxambu.

■ MAPA DA REGIÃO