Brumadinho fica bem pertinho da capital, a 60 quilômetros de distância, Brumadinho é cercada por montanhas, na Serra da Moeda e no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, seu relevo montanhoso e o clima agradável proporcionam aos turistas diversas opções de lazer.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, possui 3.941,09 hectares. O local possui vários mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de uma rica diversidade de fauna, com espécies ameaçadas de extinção, como, por exemplo, a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado-campeiro. Situado na zona de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o parque abriga espécies raras plantas.
# 2 Serra da Calçada
O nome Serra da Calçada se dá por causa do calçamento de via proveniente do século XVIII, utilizado para facilitar o acesso às fazendas e pontos de atividades minerárias à época. Esse caminho levava ao “Forte de Brumadinho”, uma enorme edificação feita de pedras e que teria sido usada durante o século XVIII como entreposto comercial. Além disso, a área abriga uma rica diversidade da fauna e flora com espécies em extinção.
Divide as bacias dos rios Paraopeba e das Velhas, está inserida na Área de Proteção Ambiental Estadual (APA-Sul / RMBH), sua extremidade sul encontra-se parcialmente no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e na Área de Proteção Especial Catarina. Sua porção nordeste faz limite com a Estação Ecológica de Fechos. Incorpora uma área verde de aproximadamente 1,1 mil hectares.
# 3 Estação Ferroviária de Brumadinho
A Estação Ferroviária de Brumadinho é o grande símbolo da segunda fase da história da cidade. Inaugurada em 1917, a construção da estação, assim como da linha férrea, possibilitou a vinda de muitos trabalhadores, dando assim origem às primeiras habitações e povoados da atual região central de Brumadinho. A estação pode ser considerada um rico, belo e importante exemplar da arquitetura do século XX, e é um monumento que marca o pioneirismo e o desenvolvimento da cidade.
# 4 Fazenda dos Martins
Construída em 1730, a Fazenda dos Martins é uma das habitações rurais mais antigas de Minas Gerais. Tombado em 1977 pelo IEPHA, como patrimônio público estadual, o casarão passou por várias intervenções desde o seu tombamento. Erguida em alvenaria de pedra e paredes em pau a pique, a edificação tem dois salões, quatro quartos e um corredor central, além de varandas apoiadas em esteios aparentes, onde, na lateral esquerda, um cômodo é destinado à capela. Segundo relatos históricos, a construção está ligada à história do Quilombo Sapé e teria sido erguida por escravos. No pátio da fazenda existe um espaço, todo calçado de pedras, local que teria sido usado na época como Senzala, onde os escravos eram mantidos.
# 5 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Datada de 1713, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade é considerada o maior símbolo histórico-cultural e religioso do Município. Segundo os relatos históricos, o Distrito de Piedade do Paraopeba teria recebido os primeiros moradores por volta do século XVII, o que reafirma a tese de que a região seria uma das primeiras vilas do Estado de Minas Gerais. Com elementos da arquitetura colonial, o templo possui ricos detalhes na construção dos altares em estilo setecentista. São 300 anos de história religiosa. A celebração mais importante é o Jubileu de Nossa Senhora de Piedade, realizado sempre no dia 8 de setembro, uma tradição de mais de 100 anos.
# 6 Casa da Cultura Carmita Passos
Considerada uma das primeiras instituições educacionais de Brumadinho, a Casa da Cultura Carmita Passos foi decisiva para a formação cultural dos moradores da cidade. Na década de 30, o espaço começou a ser usado como o
# 7 Instituto Inhotim
O Instituto Inhotim é um Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico ao mesmo tempo, onde é possível observar a integração entre arte e natureza. Inhotim é considerado um dos maiores museus contemporâneos a céu aberto do mundo, oferece ao visitante um grande conjunto de obras de arte, expostas em galerias e em conjunto com um jardim botânico de rara beleza. Em uma área de visitação de 140 hectares, o museu abriga cerca de 500 obras de artistas nacionais e internacionais.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Da cidade do Rio de Janeiro, seguir pela via BR-040 até a cidade de Brumadinho, trajeto com duração de 6 h 26 min e 447,8 km de distância.
Da cidade de São Paulo, seguir pela BR-381 sentindo Belo Horizonte, até o trevo de Mário Campos, entrar à direita sentido Mário Campos e seguir placas para Brumadinho ou Inhotim.
Da cidade de Belo Horizonte, seguir pela BR-381, sentindo São Paulo, após a barreira da polícia rodoviária, entrar à direita no trevo de Mário Campos e seguir placas para Brumadinho ou Inhotim.
De Ônibus:
n/d
De Avião:
Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins)
Endereço: Rodovia LMG 800, km 7,9 – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3689-2700