Foto: Divulgação / EMBRATUR

Goiás Velho

O município de Goiás ou Goiás Velho, é testemunha da ocupação e da colonização do Brasil-Central nos séculos XVIII e XIX. As origens da cidade estão ligadas à história das bandeiras que partiram de São Paulo para explorar o interior do Brasil.

O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbano do centro histórico de Goiás foi reconhecimento como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001. Destacam-se as igrejas do Rosário, de Santa Bárbara, de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Abadia e a Catedral de Santana.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu de Arte Sacra da Boa Morte
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi iniciada em 1762, concluída, ocupada em 1779, e transformada em Museu de Arte Sacra da Boa Morte em 1967. A sala principal é dedicada às imagens do escultor Veiga Valle.

# 2 Museu das Bandeiras
A Casa de Câmara Cadeia foi iniciada em 1761, concluída em 1766 e transformada em Museu das Bandeiras na década de 1950.

# 3 Museu Casa de Cora Coralina
Construída nos finais do século XVIII e foi transformada em Museu em 1989, após a morte da poetisa Cora Coralina. O prédio possui arquitetura residencial do período Brasil Colônia, seu acervo é dedicado à memória da poetisa.

# 4 Museu do Palácio Conde dos Arcos
Foi uma adaptação de quatro residências para abrigar os governadores da Capitania, transformada em museu no ano de 1961. O museu possui exposição permanente da história dos governadores de Goiás. Em julho, o Governo Estadual volta a funcionar na cidade resgatando a antiga capital do Estado.

# 5 Mercado Municipal
Ponto de encontro de personalidades ilustres e figuras típicas da cidade, que se reúnem todas as manhãs para um café cheio de prosa e quitandas típicas de Goiás. Além disso, seresteiros, violeiros e cantadores se reúnem todo sábado cedo no conhecido “Bar dos Artistas”, que tem uma grande variedade de cachaças artesanais.

# 6 Chafariz de Cauda
Construído em 1778, é organizado em quatro corpos, apresentando espaço central para bicas, além de dois tanques na parte externa, destinados aos animais, uma grade de proteção frontal, criando um pátio interno com bancos.

# 7 Parque Estadual da Serra Dourada
O Parque localiza-se nos municípios de Goiás, Mossâmedes, Buriti de Goiás. Com área aproximada de 30.000 hectares. O PESD é uma área de preservação que possui vários atrativos e pontos de beleza cênica como cachoeiras, afloramentos rochosos e diversidade de cobertura vegetal e faunística, constituindo-se como um verdadeiro patrimônio ecológico para o estado de Goiás.

# 8 Igreja Nossa Senhora D´Abadia
Construída em 1790, tem o teto pintado e abriga o Museu dos Paramentos Litúrgicos.

# 9 Igreja Catedral de Sant´Ana
Catedral da cidade, construída em 1727. Sua arquitetura apresenta três períodos históricos.

# 10 Igreja Nossa Senhora Aparecida
Localizada no Distrito de Areias, no dia 12 de outubro acontece à Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

# 11 Igreja Nossa Senhora do Carmo
Edificada em meados do século XVIII, no ano de 1786 foi cedida à Confraria de São Benedito dos Crioulos. É o edifício que apresenta a solução mais complexa de planta, com a utilização de uma nave octogonal e um grande número de compartilhamentos.

# 12 Igreja de Santa Bárbara
Iniciada em 1775, foi concluída cinco anos depois. Com uma fachada simples, essa Igreja foi construída em blocos de pedra-sabão e adobe. Sua escadaria possui 102 degraus. Tem uma bela vista panorâmica.

# 13 Igreja de São Francisco de Paula
Datada de 1761, a Igreja de São Francisco abriga a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

# 14 Igreja Nossa Senhora do Rosário
A antiga Igreja do Rosário dos Pretos foi erguida em 1734, reconstruída em 1934, em estilo gótico, pelos padres dominicanos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO