João Neiva

Possui uma distância de 75 km da capital do Vitória.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 DISTRITO DE DEMÉTRIO RIBEIRO
O núcleo colonial de Demétrio Ribeiro fica localizado a 4km da sede de João Neiva e é o berço da colonização italiana na região. Os casarões antigos chamam a atenção e lá você poderá visitar o Museu do Imigrante, a Casa de Pedra, a Igreja Centenária de Santo Antônio e o Casarão dos Violinos. Em julho acontece a Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro – ‘Itália Mia’.

# 2 DISTRITOS DE BARRA DO TRIUNFO E ACIOLI
Acioli e Barra do Triunfo são localidades fundadas por imigrantes italianos no final do século XIX. Com o passar do tempo consolidaram-se como polos rurais na produção de café e criação de gado. Lá você poderá encontrar café torrado em casa, fubá socado no pilão, pão sovado, milho cozido, biscoito assado e o leite coalhado que dá origem aos famosos queijos da região.

A região realiza a tradicional “Festa do Queijo” para comercializar os derivados e oferecer ao turista a alegria e hospitalidade dos moradores, além da “Agrofesta” e “Torneio Leiteiro”, tipicamente rural.

# 3 MONTE NEGRO
Com elevação de 665m, o Morro Monte Negro pode ser visto na maioria dos bairros da cidade. A elevação granítica é coberta por vegetação rasteira e enormes samambaias. Do alto do monte é possível observar as cidades de João Neiva e Ibiraçu.

No topo do monte há uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha e Santa Bárbara, onde acontecem celebrações religiosas.

# 4 JEQUITIBÁ ROSA
Ele se destaca dentre as árvores da mata e chama atenção de quem passa. O Jequitibá Rosa, localizado no distrito de Barra do Triunfo, em João Neiva, mede 47m de altura e 12,5m de circunferência e é o maior do Espírito Santo, sendo árvore símbolo no estado. Acredita-se que ele tenha cerca de 800 anos.

De acordo com visitantes seriam necessários de 11 a 12 adultos para abraçá-lo completamente. O gigante já foi alvo de investidas de madeireiros na década de 80 e atualmente é protegido por normas ambientais, moradores, turistas e pela Prefeitura de João Neiva.

Ele está localizado no Vale do Triunfo, zona rural de João Neiva. Há dois caminhos para chegar ao local: pelos Distritos de Barra do Triunfo ou de Alto Bergamo.

# 5 ORQUIDÁRIO DE JOÃO NEIVA
Quem não ama admirar e se deliciar com o perfume de uma flor? João Neiva possui um orquidário que é aberto para visitação e comercialização.

O orquidário conta com o apoio da Prefeitura de João Neiva e está situado às margens da BR-101, em Piraqueaçu, abrigando mais de 80.000 mudas com as mais diversas cores, perfumes e formatos. A única dificuldade é escolher apenas algumas dentre tantas maravilhas.

O local funciona todos os dias e está aberto à visitação individual e em grupo. A entrada é gratuita e autorizada mediante a agendamento.

# 6 GRUTA DOS MORCEGOS
Ela encanta os visitantes com seu correr das águas em meio às pedras e tem quem se aventure em desvendar o que há por trás delas pois, como o nome próprio já diz, muitos morcegos vivem no local.

A gruta tem uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura e possui fácil acesso: fica a 7 km do Centro de João Neiva, sentido Demétrio Ribeiro a Barra do Triunfo.

# 7 CAMINHO DE SANTO ANTÔNIO E NÚCLEO COSTA PEREIRA (CATABRIGA)
Seguindo por Demétrio Ribeiro é possível chegar na região de Santo Antônio e no Núcleo Costa Pereira. São 8km de estradas recheadas de cachoeiras e riachos próprios para banho, casarões antigos que remontam à época da imigração italiana e inúmeras capelas católicas.

# 8 CAMINHO DE SANTO ANTÔNIO
O Caminho de Santo Antônio, criado pelo grupo de caminhantes “Colibri Aventura’’, tem cerca de 20km e pode ser feito a pé em um passeio de cerca de 4 horas de pura adrenalina e diversão. O percurso passa por cachoeiras, capelas, mata fechada, mirantes, casarões e vilarejos com produtos artesanais, transmitindo muito da nossa cultura, história e, é claro, das belezas de João Neiva.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira do Paraíso
Chamada anteriormente de cachoeira do inferno segundo antigos moradores existe nesta cachoeira uma gruta com inscrições de Antigas Civilizações, cujas cópias de letras já foram enviadas até para a Itália, para estudos.

# 9 CACHOEIRA DE CAVALINHO
Seu correr é em meio às pedras e se perde no verde da magnífica floresta que há em volta. Quem visita o local tem contato direto com animais silvestres, além, é claro, de poder desfrutar da tranquilidade do interior. Ela fica a 7km do Centro de João Neiva e é um dos locais mais bonitos da cidade.

# 8 CACHOEIRA DOS MONFARDINI
Ela é um dos locais mais bonitos da Região Turística dos Imigrantes. Está localizada a 25 km do Centro de João Neiva e a estrada de acesso começa em Demétrio Ribeiro, situando-se dentro de uma propriedade particular.

# 6 CACHOEIRA DO POÇÃO
Com um visual de tirar o folego, a cachoeira possui vários “poços” naturais que comportam um adulto em pé. Os “ofurôs” encantam seus visitantes e o local realmente demonstra o quanto a obra da natureza é perfeita. O local fica em Barra do Triunfo.

# 7 CACHOEIRA DO PARAÍSO
Situada no Distrito de Mundo Novo, a 5km do Centro de João Neiva, a Cachoeira do Paraíso está localizada a aproximadamente 80 metros de altitude. Apesar de bonita, é necessário tomar algumas precauções ao mergulhar pois a profundidade pode chegar a 5 metros e a correnteza é forte. A orientação é buscar se banhar às margens e apreciar a vista.

Além da queda d’água, os turistas poderão observar a rica flora, típica de mata atlântica, animais silvestres e outras cachoeiras no caminho. Para chegar ao local saia do Centro e vá em direção ao bairro Crubixá, seguindo pela via principal do bairro em direção a região de Mundo Novo pela estrada de chão.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

nd

De Ônibus:

nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO