Iúna

Iúna é uma cidade pequena localizada no Espírito Santo, sua população é estimada em 29.030 habitantes. Iúna fica aos pés da Serra do Caparaó, na região, a natureza é generosa, com dezenas de cachoeiras e formações rochosas que são destinos para trilhas, como mirantes do Pico da Bandeira. É no meio rural que ficam as mais belas cachoeiras do Estado, em especial na região de São João do Príncipe, Rio Claro e Santa Clara, onde estão o Poço do Egito, a Cachoeira do Rogério, do Bráz, a Hidrolândia, o Poço das Antas, entre outras.

A economia se baseia na agricultura cafeeira, mas caminha para a diversificação, com a produção de queijos, rapadura, hortaliças e flores, que podem ser adquiridas pelos visitantes por meio de visitas às propriedades rurais ou na Feira Livre do Produtor Rural. Aliás, a gastronomia é um dos pontos fortes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Santuário da Água Santa
O principal ponto de visitação turística da cidade é o Santuário da Água Santa, que recebe visitas de turistas de várias regiões do Brasil, principalmente no dia 13 de dezembro, quando ocorre a festa de Santa Luzia, tradição iniciada em 1862.

Santa Luzia é a protetora dos olhos e da visão. Da fonte que há no local jorra água fresca, limpa e, de acordo com muitos fiéis, milagrosa. Contam os moradores da região que, por volta de 1860, um frei, Bento de Gênova, fez um retiro na mata, bebeu a água da fonte, e de lá voltou bem melhor de suas enfermidades. Foi aí que nasceu o nome: Água Santa.

A água foi canalizada e muita gente chega de longe para beber e levar um pouquinho pra casa. O ritual de fé inclui também lavar os olhos três vezes, para garantir proteção. No santuário há também a Gruta dos Milagres, onde ficam guardados os ex-votos, que são objetos oferecidos depois de uma graça alcançada.

# 2 Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Foi recentemente reformada, é uma das mais belas do estado. A primeira construção da capela foi realizada em 1845, sendo demolida em 1858 para a construção da Capela da Pureza, que permaneceu de pé até 1879, quando a nova e imponente matriz foi construída pelos imigrantes italianos.

Em 1910, foi demolida e, no local, construída uma réplica da Matriz de Santa Margarida, da cidade italiana Castelluccio Superiore, de onde provinha a maioria das famílias que imigraram para Iúna. Até hoje, os anjos nos altares das duas igrejas são idênticos. Em 1948 foi construída a torre.

No final da década de 1960, foi demolida a antiga igreja e, sob a liderança do padre Pedro Agostinho, iniciou-se a construção da atual matriz, que possuía somente uma torre. Com a reforma realizada nos anos 2008/2009, a matriz foi remodelada, passando a contar com duas torres em sua fachada.

# 3 Casa da Cultura de Iúna
Inaugurado em 1914, trata-se de um casarão antigo, hoje denominado Casa da Cultura de Iúna, onde funciona a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico e a Academia Iunense de Letras. O local também é palco de manifestações culturais, com exposição de artistas plásticos, saraus literários, palestras e cursos. O centenário Palacete Municipal já abrigou a sede da Prefeitura de Iúna e a Câmara Municipal.

# 4 PICO COLOSSOS
O Pico Colossos ganhou essa denominação na década de 1980, quando um grupo de jovens evangélicos, numa das idas ao seu topo para retiro espiritual, fez meditação a partir de versículos do livro de Colossenses.

O local é destino certo para amantes do trekking, e conta com trilhas sinalizadas de estradas de terra, trechos com matas, mina de água, e o principal: uma visão panorâmica de todo a Serra do Caparaó. Tem 1.650 metros de altitude e está localizado na porção norte da Serra do Valentim.

■ CACHOEIRAS

# 1 CACHOEIRA DO BRÁS
Complexo de cachoeiras, sendo a principal com aproximadamente 10 metros de queda d’água entre dois paredões de pedra, formando vários poços de águas transparentes.

# 2 CACHOEIRA DOS PILÕES
Um enorme paredão de pedra que envolve a cachoeira apresenta piscinas naturais onde a água faz movimentos semelhante aos dos pilões. Ótima opção para contemplar a natureza, fazer trekking e tomar banho nas águas cristalinas aos pés da Serra do Caparaó.

# 3 HIDROLÂNDIA CACHOEIRA
Hidrolândia é um complexo de cachoeiras do Rio Brás, na localidade de São João do Príncipe, a 50 km da sede do município de Iúna. O acesso ao atrativo é rodoviário, via BR 262, seguindo por trecho não pavimentado, em bom estado e sinalizado.

A Cachoeira Hidrolândia é indicada para quem quer contemplar a natureza. No local, há um bar com estrutura simples, onde são servidos bebidas, porções e refeições. Também há banheiros, um estacionamento e espaço para churrasco. Entrada: R$ 5,00

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A 184 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-262 e ES-185.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO