Afonso Cláudio fica a 138 km de Vitória, está localizado na região serrana do Espírito Santo, repleto de belezas naturais e com paisagens exuberantes e magníficas que fascinam a todos. O turismo do município é composto pelo agroturismo com sua riqueza histórica e cultural, variedades de opções e uma ótima culinária. A cidade de Afonso Cláudio é banhada pelo Rio Guandu, que nasce na Serra do Castelo e corre do Sul para o Norte, atravessando todo município e entrando em Baixo Guandu, indo desaguar no Rio Doce.
Afonso Cláudio está em uma região onde a natureza foi prodigiosa, desde a formação do solo, a composição da fauna e especialmente da flora, além da abundância dos recursos hídricos, o que garante a agricultura e revela a beleza inigualável do local. O principal ícone desta região, é sem dúvida a “Pedra dos Três Pontes“.
O município é o maior polo industrial da região serrana, onde são produzidos blocos de pedra em suas indústrias do tipo, além do café, milho, tomate, batata, manga e entre outros produtos.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Casa da Cultura Eunice Siqueira Tristão
Atividades culturais para a comunidade local e espaço para pesquisa e leitura. Passou recentemente por reformas, mas resguardando seu estilo original. Foi inaugurada em 8 de Setembro de 1984. Na Casa da Cultura está instalada a Biblioteca Pública que possui um acervo variado de títulos de livros, abrangendo vários assuntos.
Centro Cultural José Ribeiro Tristão
A família Tristão, por intermédio de seu filho Jônice, construiu sobre uma belíssima colina – nos terrenos de sua propriedade – o Centro Cultural “José Ribeiro Tristão”, cuja fachada é uma réplica da antiga Casa Tristão, onde já funcionou também o Supermercado Misael. O Centro Cultural foi doado ao povo Afonsoclaudense, bem como a Casa de Cultura que funciona na antiga residência da família, e mantém uma biblioteca e objetos antigos doados pelo povo.
A inauguração do Centro Cultural foi uma cerimônia abrilhantada pelos hinos calorosos da banda de música local, da qual participavam várias crianças, componentes da COMAM – Comissão de Assistência ao Menor, de Afonso Cláudio. Dirigia os membros da banda o Sr. Humberto Biasutti.
# 2 Praça Aderbal Galvão
Inaugurada em 1937, é uma praça muito arborizada, bem conservada tanto pelo poder público como pela população. Ponto central para brincadeiras infantis, bate-papo e paqueras. Nela está sempre transitando ou sentadas pessoas das mais diferentes faixas etárias. Possui chafariz, bancos diversos, uma pequena ponte e área para que se possa assistir TV, além de lixeiras fixas. No meio da praça foi assentado, em local de destaque, o busto do Prefeito Adherbal Galvão.
# 3 Igreja Matriz São Sebastião
Localiza-se em frente à Praça Adherbal Galvão, no Centro de Afonso Cláudio. Esta rouba olhares pela sua beleza, com a arquitetura preservada e a imponência do relógio suíço, importado nos anos 50, e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. No seu interior há grandes bancos de madeira e enormes quadros em alto relevo, com as 14 estações da via sacra. No teto e nas paredes da nave está pintado o batismo de Jesus, entre outros episódios da Bíblia. No centro do altar, ao alto em um ninho iluminado, está a imagem do padroeiro do Município, São Sebastião, esculpida em madeira de Lei e oferecida à comunidade pelo primeiro bispo do Espírito Santo, Dom Pedro Maria de Lacerda, que visitou Afonso Cláudio em 1886.
# 4 Folia de Reis Três Pontões
Os grupos são compostos por catorze componentes, chamados de foliões. Dentre eles estão incluídos: o mestre da folia, os dois palhaços e os tocadores. O mestre é quem organiza todo o grupo de foliões. Com seu apito, comanda as toadas e tira os desafios. É geralmente uma espécie de líder espiritual que é respeitado por todos por ser detentor do conhecimento de todas as profecias. Os palhaços, segundo a tradição oral, representam tanto a figura do Rei Herodes como os soldados que açoitaram Jesus. O aspecto bizarro assusta e diverte a todos. É sempre a maior atração das folias, cantando versos de improviso para quem os assiste. Ao final da jornada, pedem dinheiro para o “dono da casa“ que joga ao chão para que seja recolhido e entregue ao mestre da folia. Este dinheiro é utilizado para a festa do arremate que acontece sempre após o dia 20 de janeiro.
# 5 Pedra da Lajinha
O atrativo dispõe de equipamento para a prática de tirolesa (com 120 m de comprimento e 90 m de altura), podendo praticar também rapel e voo livre, por possuir uma rampa natural.
# 6 Pico dos Três Pontes
Possui 1300 m de altitude. Símbolo do Município de Afonso Cláudio, o Pico ou Pedra dos Três Pontes compõe um cenário de rara beleza para os turistas. A formação rochosa pode ser vista a quilômetros de distancia. Devido a geografia do terreno e do próprio pico, se consegue chegar até sua extremidade, a mata que o rodeia pode ser explorada pelos visitantes. O nome foi dado
devido ao formato do conjunto que apresenta três pontas com fendas enormes e profundas no alto. Este Pico tem uma rampa natural para voo livre e além de estar preparado para a prática do rapel e escaladas.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Sair de Vitória pela BR 262 sentido Minas Gerais na localidade de Fazenda do Estado (Km 95) entrar para a ES 165 até a cidade de Afonso Cláudio.
De Ônibus:
Afonso Cláudio Rodoviária
Endereço: 502, R. Pedro Antônio da Silva, 474 – Grama, Afonso Cláudio – ES, 29600-000
A Viação Águia Branca (www.aguiabranca.com.br), faz o trajeto entre Vitória e Afonso Cláudio.