turismo enogastrônomico
turismo enogastrônomico

O desenvolvimento do turismo enogastrônomico pelo Brasil

O Brasil é um dos menores consumidores de vinhos da América Latina, porém o mercado de vinhos no Brasil tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos e a tendência é que continue se expandindo em 2023. Segundo a ABE (Associação Brasileira de Enologia), desde 2017 o país vem se destacando no consumo de vinhos.

A região sul do Brasil, especialmente a Serra Gaúcha, concentra 90% da produção da viticultura nacional, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A produção de vinhos e uvas movimentou R$ 11 bilhões em 2019, incluindo os diferentes canais de distribuição e o enoturismo, e emprega mais de 200 mil pessoas.

O País é o único do mundo que conta com três tipos de viticultura, o que proporciona uma diversidade única de sabores para a produção nacional. A tradicional se desenvolve amplamente nos estados do Sul, com roteiro de enoturismo mais famoso é o Vale dos Vinhedos, também na serra.além de pontos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, e está presente há mais de um século no Brasil.

A produção tropical, mais recente, está presente no Vale do Rio São Francisco, entre Bahia e Pernambuco. Já a viticultura de inverno abrange locais com altitude entre 700 metros e 1,2 mil metros, com destaque para a Chapada Diamantina (BA), os Estados do Sudeste, Goiás e o Distrito Federal.