Localizada na região dos Campos Gerais, Telêmaco Borba tem como base econômica o comércio e indústria, sendo nacionalmente a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens. Além de compor a matéria-prima industrial, as enormes florestas de pinos e eucaliptos permitem a manutenção e preservação da fauna e flora local, devido a seus corredores de mata nativa.
De acordo com o IBGE, a população estimada da cidade é de 78.135 habitantes. O município limita-se ao norte, com Curiúva; a oeste, com Ortigueira; ao sul, com Tibagi; a leste, com Ventania; e a sudoeste, com Imbaú.
Além de conhecer as belezas naturais dos parques, a Casa do Artesão é parada necessária para os turistas. Afinal, é sempre bom levar na bagagem de volta lembrancinhas para os familiares e amigos.
- PRAÇAS
O visitante que caminha pela cidade poderá aproveitar a tranquilidade nas diversas praças. Dentre elas, destaca-se a Praça da Família, também conhecida como Praça da Casa de Cultura, local onde acontecem atividades culturais. - TRILHA ECOLÓGICA
Caminhar pela trilha ecológica do Parque Municipal permite ao turista contemplar a beleza da fauna e flora local, além de apreciar a bela vista do Rio Tibagi. - LAZER E MÚSICA NA EXPO TELÊMACO
Em comemoração ao aniversário da cidade, 21 de março, a Expo Telêmaco reúne diversas atrações como rodeio, exposição de máquinas e equipamentos, parque de diversões e shows musicais. - ENCANTE-SE COM O NATAL NA PRAÇA
Apresentação de corais, feirinha, visita na casa do Papai e Mamãe Noel entre outras atividades encantam moradores e turistas no mês de dezembro. E claro, não poderiam faltar as tradicionais iluminações natalinas.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima
Ao lado de um bosque com altas árvores, a igreja apresenta uma arquitetura moderna, destacando-se pelos belos vidros azulados.
# 2 Bonde aéreo
Sobre o Rio Tibagi, com um vão livre de 1318 metros e a 76 metros de altura, o turista que fizer a travessia pelo bonde aéreo irá se deslumbrar com a vista da cidade, do Rio Tibagi e das Indústrias Klabin. Embora hoje seja um ponto turístico bastante frequentado, o objetivo inicial do teleférico era transportar funcionários e moradores até a fábrica.
# 3 Casa do Artesão
Confecções em lã, couro, madeira e vidro. Essas são algumas das matérias-primas utilizadas nos itens produzidos pelos artesãos locais, expostos nos 800 m² da Casa do Artesão. Na charmosa construção em estilo rústico também é possível encontrar bordados, pinturas em tela e tecido, além dos peculiares itens confeccionados com fita tusa, material esse derivado de resíduos da indústria papeleira. O turista não precisa ficar só olhando, é possível adquirir os produtos e levar uma bela lembrança da cidade.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Localizada a cerca de 250 km de Curitiba, é possível chegar à cidade pelas rodovias BR-277, BR-376, BR-373 e PR 160.
De Ônibus:
nd
De Avião:
O aeroporto mais próximo da região, que recebe voos comerciais, é o de Ponta Grossa, a 146 km de distância.