São Mateus

Foto: Divulgação / Min. do Turismo

São Mateus está situada no estado do Espírito Santo, a 220 Km da capital Vitória. São Mateus é considerado uma das cidades mais antigas do país, hoje com pouco mais de 130 mil habitantes.

Com praias belíssimas e a mais famosa chamada de praia de Guriri, onde na época do Carnaval fica lotada de turistas, atraídos por um dos melhores carnavais do estado.

São Mateus foi onde os primeiros colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil por volta de 1544, travaram sangrentas batalhas contra os Índios que habitavam a região. Período histórico que o município passou deixando um casario colonial e igrejas bastantes preservadas. Até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Porto de São Mateus
Situado na parte baixa de São Mateus, possui prédios do final do séc. XVIII, em estilo Colonial Civil Português. O andar térreo era destinado ao comércio e o andar superior para moradia dos proprietários.

O porto de São Mateus representa a pujança e importância deste para a região, pois através dele se faziam os transportes de carga para Salvador, Vitória e Rio de Janeiro, de tudo o que era produzido na região. Vale a pena visitar.

# 2 Museu Histórico
A antiga Casa de Câmara e Cadeia, sua construção data de 1764. Na parte superior ficava a sede da câmara e, na inferior a cadeia. O pelourinho ficava nas proximidades. A cadeia ficou ali instalada até metade do século XX e a sede municipal, até a década de 1980. O Museu Histórico está ali alojado desde 2001, lá podem ser encontradas urnas funerárias de cerâmica de origem tupi, documentos e móveis de época.

# 3 Ruína da Igreja Velha
Situada na praça Anchieta, Centro, a Igreja Velha é uma ruína da que seria a maior igreja do município. Por falta de recursos do tesouro municipal, a Câmara decidiu, paralisar a obra e aplicar o dinheiro no término da reforma da Igreja Matriz de São Mateus. Em sua construção foram usadas pedras que serviam de lastro nas embarcações, óleo de baleia e cal.

# 4 Igreja Matriz
Localizada na praça municipal, centro, foi construída pelos jesuítas antes de 1764. Depois de um incêndio no altar-mor , em 1949, um novo altar foi construído nos moldes do anterior. Sob a torre, está localizado o túmulo de Dom José, primeiro bispo de São Mateus.

# 5 Igreja de São Benedito
Construção jesuítica localizada na praça com o mesmo nome, no Centro a data provável de sua construção e do início do século XVIII. Até o final do séc.XIX era chamada de capela de Nossa Senhora do Rosário. No século XX passou a ser conhecida como Igreja de São Benedito. Nesta igreja são realizadas celebrações afros, sendo a mais importnate e a do dia 27 de de dezembro, feriado municipal.

■ PRAIAS

# 1 Praia de Guriri
É a principal praia do município, estando localizada a 12 km de distância do Centro. Possui águas agitadas e mornas, formando piscinas naturais na maré baixa. De setembro a março ocorre o período de desova de tartarugas, sendo a praia reconhecida como exemplo de conservação, pois, mesmo registrando grande fluxo turístico, consegue adequar a iluminação e evitar a construção de barracas nas áreas onde as desovas ocorrem. Além disso, quatro das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo desovam em Guriri.

# 2 Praia de Barra Nova
Localizada 25 km ao sul de Guriri, na foz do rio Mariricu. Lá encontra-se uma pequena vila de pescadores de clima bucólico, manguezais, lagunas e arrecifes. A formação dessa praia ocorreu com a abertura da barra artificial pelo comendador Reginaldo Gomes da Cunha, irmão do Barão dos Aymorés, visando a drenagem da lagoa da Suruaca e a subsequente utilização de suas terras na pecuária.

# 3 Praia de Urussuquara
Praia localizada junto a divisa com o município de Linhares, caracterizada por possuir vegetação de restinga no alto da orla, areia fina e amarelada em alguns trechos, dunas, manguezais, um trecho com Mata Atlântica e a foz do Rio Barra Seca. Seu mar é muito forte, sendo propício para a prática de surf e a pesca de Robalo.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira do Inferno
Localizada no km 47 da Rodovia São Mateus x Nova Venécia, caracterizando-se como uma corredeira de mais de 1000 metros de comprimento, erroneamente nomeada como cachoeira. Seu nome está ligado a existência, no local, de um poço denominado Caldeirão do Diabo, responsável pela morte de muitos banhistas.

# 2 Cachoeira da Jararaca
Localizada pouco a baixo da Cachoeira do Inferno, sendo a mais utilizada por banhistas entre as três

# 3 Cachoeira do Cravo
Situada a 3 km da sede do Distrito de Nestor Gomes, sendo esta caracterizada pelo grande casarão as margens do rio São Mateus, construído no século XIX pelo Barão dos Aymorés para servir de engenho movido a água.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Vitória pela seguindo pela BR-101 até a cidade de São Mateus, com 215 km, em 2 horas 47 minutos de duração

De Ônibus:
Rodoviária São Mateus – ES
End.: Rua Dr. Arlindo Sodré, 267
Tel.: (27) 3763-2454
Viação Aguia Branca – www.aguiabranca.com.br

De Avião: 
Aeroporto de São Mateus

Endereço: R. do Cemitério – Aviação, São Mateus – ES

■ MAPA DA REGIÃO