Ribeirão Claro

Ribeirão Claro tem o passado marcado pelo café. Atualmente, a cidade de mais de 10,5 mil habitantes conserva essa vocação rural e produz, além de um café de reconhecida qualidade, leite, milho, geleias e compotas. Criação de gado de corte e aves completam esse quadro. No entanto, a economia local se diversificou e a indústria consolidou-se. Ribeirão Claro destaca-se pelas fábricas de laticínios e de móveis.

O potencial turístico de Ribeirão Claro também possui reconhecimento crescente. A localização privilegiada, às margens do rio Paranapanema, as belas paisagens naturais e a proximidade da Represa de Chavantes atraem turistas de diferentes regiões, em todas as épocas do ano. Balneários, cachoeiras, morros e fazendas são opções preferenciais de lazer que movimentam a economia de pousadas, parques aquáticos e operadoras de esportes radicais.

Fazendas e outras propriedades rurais oferecem opções aconchegantes de hospedagem, passeios e o melhor da culinária rural e colonial.

Cascatas, cânions e cachoeiras são um convite para a prática de modalidades cheias de adrenalina, como voo livre, rapel, escalada, tirolesa, canionismo e cachoerismo.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Fazenda São João (Morro do Gavião)
Área de lazer, a 8 km da cidade, cheia de belezas naturais e opções de diversão. A sede centenária da fazenda oferece o aconchego de uma casa de campo aliado a deliciosos pratos da culinária local. Na ampla área externa da propriedade, é possível praticar tirolesa e arco e flecha. Um dos pontos altos do lugar é o Morro do Gavião, uma formação rochosa que fica 850 metros acima do nível do mar. A caminhada até ele e a possibilidade de contemplar do alto as belezas do lago da Represa de Chavantes são atrações à parte.

# 2 Rampa Pedra do Índio
Localizado a 9 quilômetros da cidade, o local é o preferido dos amantes de esportes radicais. As condições de relevo fazem dele o ponto ideal para a prática voo livre, escalada, rapel, trilhas e canoagem. Oferecendo uma das melhores visões da Represa de Chavantes, o lugar ainda conta com uma área de camping.

# 3 Fazenda Monte Belo
Um misto de turismo rural e histórico, a fazenda, que faz parte da Rota do Café, proporciona um passeio cheio belezas naturais, história, sabores e aromas. O dia dos visitantes começa com um café rural. No cardápio, apenas produtos naturais ou feitos artesanalmente.

# 4 Fazenda Pinhalzinho
Na antiga fazenda de café, o ambiente rústico contrasta com o aconchego das instalações. Um dos principais atrativos do lugar é o laboratório de degustação e classificação do café, onde um profissional orienta os visitantes em um teste cego da bebida.

# 5 PONTE PÊNSIL
A Ponte Alves Lima, que liga Ribeirão Claro (PR) a Chavantes (SP), é uma das três pontes pênseis do Brasil e a única do país com o piso e as laterais revestidos em madeira. Foi tombada pelo patrimônio histórico, em âmbito estadual, duas vezes. Também foi destruída duas vezes: primeiro, queimada por revoltosos paulistas durante a Revolução de 1924; depois, dinamitada pelas tropas getulistas na Revolução Constitucionalista de 1932. Por fim, foi levada pelas águas do Rio Paranapanema, numa enchente, em 1983, sendo reconstruída dois anos depois.

# 6 SANTUÁRIO DE SÃO VICENTE DE PALLOTTI
O turismo religioso também está presente em Ribeirão Claro, que faz parte da Rota do Rosário. O Santuário de São Vicente de Pallotti é o único dedicado ao santo no mundo. Destaca-se por sua estrutura moderna e por receber inúmeros peregrinos que buscam por intercessão sagrada.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso à cidade é exclusivamente rodoviário. Quem está no Paraná pode pegar as rodovias PR-431, PR-151 e PR-092. Já quem vem de São Paulo deve viajar pela SP-270 ou SP-280.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
Para viagens de avião comercial, é preciso utilizar o Aeroporto de Londrina, a 180 km de distancia.

■ MAPA DA REGIÃO