Mariluz está localizada no Noroeste do Paraná, a 548 km de Curitiba. Portugueses, italianos, alemães e japoneses são os principais grupos imigratórios, principalmente, nos tempos da colonização do município, no século XX. Atualmente, o município recebe turistas do Paraguai, São Paulo e Rio Grande do Sul.
População estimada em 10.354 habitantes, conforme o IBGE, a cidade pertence à Região Metropolitana de Umuarama.
Fundada em 1963, Mariluz já foi conhecida como Princesinha do Oeste, por causa do grande plantio e comercialização de café. Porém, em 1975, o município perdeu o posto de produtor de café depois da geada negra. Hoje, a cidade é cercada por belezas naturais, atraindo turistas da região.
- FESTAS
Mariluz promove, todos os meses, o Encontro Regional da Terceira Idade, onde acontece o baile e reúne grupos da região. Há também a festa de aniversário do município, nos dias 29 de novembro de cada ano. Na data, a população e os visitantes encontram muita diversão no parque, barracas e shows. - PADROEIRA
Para marcar o Dia do Padroeiro Santo Antônio, em junho, a equipe da Igreja Matriz prepara a festa com fogueira, almoço, barracas e shows.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Paróquia Santo Antônio
Logo após a chegada das primeiras famílias, vindas de Marília – SP, em 1955, os padres Luís e Basílio, ambos de Goioerê, além dos freis Gaspar e Estevão de Cruzeiro d’Oeste, presidiram as primeiras missas na localidade. De 1956 a 1958 foi construída a primeira capela, pertencente à paróquia Nossa Senhora das Candeias de Goioerê.
# 2 Salto Paiquerê
É possível fazer passeio de bicicleta até o Salto Paiquerê, no Rio Goioerê, no limite entre Mariluz e Formosa do Oeste. Centenas de pessoas visitam o local, principalmente, nos fins de semana.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
O acesso a Mariluz é pela rodovia BR-376.
De Ônibus:
nd
De Avião:
nd