Irati

A mescla das diferentes culturas torna a cidade de Irati uma das mais interessantes do Sul do País. Surpreende por sua condição privilegiada, com densas florestas de araucária, clima temperado, rios caudalosos, cultura rica e diversificada e paisagens únicas.

Irati está a cerca de 156 km de Curitiba, na região Turística Terra dos Pinheirais – Centro-Sul do Paraná. A população é formada por diferentes etnias, especialmente poloneses e ucranianos que buscam manter costumes e tradições de seus ascendentes, o que torna a cidade bastante agradável. A população estimada, segundo o IBGE, é de 60.357 habitantes.

O município teve origem na Vila de Covalzinho, quando os trilhos da estrada de ferro São Paulo/Rio Grande do Sul passaram pelo local. Foi ali instalada a estação ferroviária que recebeu o nome de Iraty. O nome Covalzinho foi lentamente esquecido, ficando a vila conhecida apenas pelo nome da estação ferroviária. Irati vem do indígena tupi, e significa Rio de Mel. As terras onde se localiza pertenciam aos índios. O mel, daquela época até hoje, tem profunda força local histórica e cultural, além de significativa produção.

  • RODEIO CRIOULO DE INTEGRAÇÃO
    O Rodeio Crioulo de Integração reúne mais de 50 mil pessoas nos três dias de realização. É um dos maiores rodeios crioulos do Paraná. O evento apresenta duas áreas de competições: a parte campeira, que atrai mais de 150 entidades tradicionalistas do Sul do Brasil, e tem principalmente prova de laço, classificada como uma das melhores do País. Outra modalidade disputada é a artística, onde participam mais de 30 entidades tradicionalistas, com equipes de vários estados.
  • FESTA DO PÊSSEGO
    A festa, que acontece entre novembro e dezembro, tem a participação de aproximadamente 15 produtores de pêssego, que comercializam cerca de 12 toneladas do produto nos três dias do evento. Nesta festa se evidenciam beleza, diversidade e riqueza do artesanato, folclore, e tradições mantidas ao longo das gerações. Em festa paralela, tem o Borrego no Rolete, prato típico de Irati.
  • SALÃO DE NEGÓCIOS
    O Salão de Negócios reúne empresas locais e regionais, além de algumas vindas de outros estados. Já a Feira de Sabores tem a participação de produtores que comercializam produtos do campo que passam por processo de transformação como geleias, conservas, bolachas, pães e cucas. A ideia é mostrar as potencialidades do empreendedorismo na área rural e as possibilidades de geração de rendas alternativas aos pequenos produtores rurais.
  • NATAL PROVOPAR
    O Natal do Provopar de Irati, em especial a Casa do Papai Noel, encanta visitantes iratienses e de cidades vizinhas pela riqueza de detalhes e atrativos que são preparados ao longo dos meses que antecedem a data. O local ganha, além da decoração, iluminação e ícones dos festejos natalinos, até a simulação de neve, que cria clima especial e mágico. Simultaneamente na Rua da Cidadania, é montada área de alimentação, e o palco onde são programados shows gratuitos e atrações culturais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Monumento Nossa Senhora das Graças
A imagem de Nossa Senhora das Graças é uma das maiores construída no mundo, com 22 metros de altura. A construção do monumento começou em 1957, em comemoração ao aniversário de 50 anos da cidade. Na capela, em dias festivos e especiais do calendário católico, são celebradas missas e novenas. O local possui estacionamento, capela, loja de souvenir e um mirante com vista da cidade e do pôr do sol.

# 2 Parque aquático
O Parque Aquático de Irati foi inaugurado em 1989, em uma área aproximada de 79.000m². Tem lago com peixes e patos, Pavilhão de Exposições usado para atividades culturais da cidade, quadras desportivas, pista de cooper/ciclismo, trenzinho, academia ao ar livre e playground para crianças.

# 3 Casa da Cultura – Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes
A Casa da Cultura é mantida pela prefeitura de Irati. Era a antiga residência da família Gomes, construída em meados de 1919 e doada ao município em 2004. A Casa da Cultura promove exposições itinerantes e fixas. Na parte inferior funciona o Museu Municipal de Irati com grande acervo de objetos, fotos, indumentária e documentos que retratam a história da cidade.

# 4 Museu Casa Dei Nonni
Construído pela comunidade rural do Pinho de Baixo, o museu mostra a história de imigrantes italianos com fotos das famílias locais, móveis típicos, roupas, acessórios e peças marcantes de época. O Pinho de Baixo reúne descendentes italianos e até hoje a fala, o canto, a dança e muitas das tradições são preservadas.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira do Pinho de Baixo
Localizada na comunidade do Pinho de Baixo, a 12 km do centro da cidade. É uma cachoeira artificial, com aproximadamente 16 metros de altura e área para banho. Foi construída pela Copel para gerar energia à Irati.

# 2 Cachoeira Itapará
A 24 km do centro da cidade, na comunidade do Itapará, a cachoeira, banhada pelo Rio dos Patos, possui aproximadamente 10 metros de altura.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para chegar a Irati, as rodovias que cruzam a cidade são a BR-277 e BR-153.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO