Florianópolis

Foto: Divulgação / EMBRATUR

Florianópolis é conhecida como “Ilha da Magia” e apelidada de “Floripa“, para os mais íntimos. A capital de Santa Catarina destaca-se por suas belezas naturais como praias, dunas e lagoas.

São cerca de 100 praias, entre elas, Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação, Praia Mole e Joaquina. Enquanto umas são famosas pela agitação dia e noite, outras se destacam pelos esportes náuticos como surf, windsurfe, kitesurf, vela e mergulho no entorno da ilha.

Entre outros destaques naturais da ilha, a beleza da Lagoa da Conceição chama a tenção dos visitantes. Nos arredores da lagoa ficam restaurantes renomados e as rendas de bilros, artesanato de tradição açoriana trazido pelos colonizadores do arquipélago português. O aspecto arquitetônico colonial predomina nos bucólicos bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ambos famosos pelo casario colorido e restaurantes de frutos do mar com destaque para os pratos à base de ostras.

Florianópolis é conhecida internacionalmente pelas belezas naturais e principalmente por suas praias, algumas recebem a etapa do WCT no Brasil, o mundial de Surf.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Em Florianópolis existem 3 lagoas que compõem a paisagem da região, a maior e mais visitada é chamada de Lagoa da Conceição, seguida pela Lagoa de Peri e Lagoinha.

Divulgação/EMBRATUR

# 1 Lagoa da Conceição
Está localizada entre uma cadeia de montanhas, áreas de restinga e o mar. Existem diversas nascentes que descem dos morros formando a Lagoa. A Lagoa da Conceição possui vários sambaquis em seu entorno. Pode-se citar um na Costa da Lagoa, outro no Canto dos Araçás, ambos semi-destruídos pela ocupação desordenada, e outro, o mais famoso, na Ponta das Almas. Este último foi estudado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

A população do entorno da lagoa é de cerca de 14.000 habitantes. A localidade possui vida noturna intensa e agitada, há muitos bares e restaurantes, principalmente os especializados em frutos do mar margeando-a.

# 2 Lagoa do Peri
A lagoa encontra-se inserida no Parque Municipal da Lagoa do Peri, é a segunda maior da ilha, sendo uma lagoa de água doce. Ao sudoeste da lagoa existe um vale, chamado de Peri de Baixo, onde se encontra o principal manancial da lagoa, com uma cachoeira e um poço. Além deste manancial, a Lagoa do Peri é abastecida por outros pequenos córregos que descem das encostas cobertas em parte por remanescentes da Mata Atlântica na ilha.

■ PRAIAS

# 1 Praia de Canavieiras
Está localizada entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus, A praia é uma das mais visitadas pelos turistas argentinos, devido ao mar tranqüilo e à vida noturna. O mar de Canavieiras é calmo e quente, apropriado para famílias com crianças.

# 2 Praia de Jurerê
Praia de mar com águas calmas e possui uma estreita faixa de areia, pouco frequentada, são pouco mais de três quilômetros de extensão com areia fina e clara, que propiciam uma caminhada agradável. Possui ótima infra-estrutura de hotéis, restaurantes e uma vida noturna bastante movimentada.

Na praia existe o Forte de São José, restaurado pela universidade Federal de Santa Catarina, é uma visita obrigatória para quem desejar conhecer, mais um pouco, da história de Santa Catarina e do Sul do Brasil.

# 3 Praia de Ponta das Canas
Ponta das Canas é atualmente uma das praias mais procuradas por turistas que visitam a cidade. A praia, de areia fina, tem uma extensão de aproximadamente 950 metros e largura que varia de 1 a 18 metros. As águas são calmas e claras. Na praia também existe uma tradicional vila de pescadores.

# 4 Praia Brava
Possuindo um mar fortes ondas é um local que proporciona condições ideais para a prática do para o surf e bodyboarding. Com uma água limpa e cristalina, além ser cercada de montanhas e ótimas ondas.

# 5 Praia Mole
É uma praia aberta para o Oceano Atlântico, com ondas fortes e longas, águas cristalinas, límpidas e uma faixa de areia fina e encorpada com grãos maiores.

Por essas características é outro paraíso dos surfistas e reduto da juventude dourada da Ilha de Florianópolis.

Muito frequentada por surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem. Existem à beira-mar vários barezinhos que são uma espécie de ponto de encontro e paquera dos nativos e turistas.

# 6 Praia da Galheta
É acessível somente por trilhas, de baixo grau de dificuldade, que iniciam na Praia Mole ou no canal da Barra da Lagoa. O naturismo é permitido por lei municipal desde 1997, mas já era praticado há muitos anos na praia. A Praia da Calheta integra a área do Parque Municipal da Calheta, sendo área de preservação permanente.

# 7 Praia da Joaquina
Joaquina é uma praia oceânica com ondas fortes frequentada principalmente por jovens e tornou-se um dos pontos mais procurados por surfistas de todo Brasil, é atualmente sede de alguns campeonatos mundiais de surfe. Além da praia, é possível aproveitar as dunas que existem na praia, e ainda praticar o sandboard ou surfe na areia.

# 8 Praia Barra da Lagoa
A praia é popular entre os mochileiros e que fica bastante ocupada durante o verão. Existe uma comunidade da pescadores e um canal onde a lagoa de Conceição se conecta com o mar.

# 9 Praia de Moçambique
A praia a mais longa de Florianópolis. Sua extensão é de 7,5 km, possuindo dunas de areia e está protegida por uma Área de Proteção Ambiental. É uma praia excelente o Surf e outros esportes aquáticos.

# 10 Praia dos Náufragos
Localizado na extremidade do sul da Ilha, a praia pode ser alcançada somente por trilhas ou por barco. Belas vistas dos costões e do continente compõem a descrição dessa praia que é deserta e preservada.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso rodoviário pela BR-101, tanto para quem vem do norte quanto para quem vem do sul.

De Ônibus:
Terminal Rita Maria
Endereço: Av. Paulo Fontes Nº 1101
Fone/Fax: (0xx48) 3212-3100

De Avião:
Aeroporto Internacional de Florianópolis
Endereço: Av. Dep. Diomício Freitas, 3393 – Carianos, Florianópolis – SC, 88047-900
Telefone: (48) 3331-4000

■ MAPA DA REGIÃO