Jacobina

Jacobina, também conhecida como a “Cidade do Ouro“, é um município do estado da Bahia criado em 1722. Sua população estimada em 2020 era de 80 635 habitantes.

Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, Jacobina se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico. Situada na região norte da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 339 quilômetros de Salvador e se tornou conhecida como a Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII.

Além das belezas naturais e das minas, Jacobina possui um rico patrimônio histórico-cultural, que pode ser percorrido com auxílio de guias turísticos.

A região é favorecida por serras, cânions, cachoeiras e lagos e é um verdadeiro encanto para os fãs do ecoturismo. São inúmeras serras e morros, dentre os quais pode se destacar a Serra do Tombador, o Monte Tabor, o Morro dos Ventos Uivantes e o Pico do Jaraguá. Para as cachoeiras, existem dezenas de quedas, dentre algumas pode-se destacar a do Aníbal, Pirâmide, Véu de Noivas, Andorinhas, Caldeirão, Amores, Esplendor do Sol, Viúva e Paulista, sendo estas as mais procuradas dentre as mais de 45 quedas d’água que estão reunidas no Parque das Cachoeiras

O principal polo do ecoturismo de Jacobina é a “Vila de Itaitu. A vila fica situada ao sul da cidade, a aproximadamente 25 km de distância. O nome Itaitu é de origem indígena, que significa pedra grande; é um local ambientalmente muito atrativo para o turismo ecológico, possuindo diversas cachoeiras, possui uma igreja católica histórica e muito bonita na praça central.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz de Santo Antônio
A Igreja Matriz de Santo Antônio em Jacobina é um templo católico e histórico tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

# 2 Capela do Bom Jesus da Glória
Capela do Bom Jesus da Glória é uma capela fundada por franciscanos no ano de 1706. A capela foi desenvolvida por um arquitetura simétrica tendo uma capela-mor que é envolvida pela sacristia, alpendre, além de uma capela lateral. Na sua formação, ainda possui uma varanda lateral que permite acesso ao coral da igreja e ao púlpito – de maneira independente da entrada principal da igreja. O púlpito da igreja, revela elementos de grupos indígenas brasileiros tendo símbolos cristãos e indígenas talhados no púlpito. Ainda no púlpito, destacam-se dos crucifixos banhados à prata e a imagem de Nossa Senhora da Piedade e São Miguel. Apenas a capela-mor possui forro, que é prismático, em caixotões policromados.

Aos arredores da capela, foi-se originando a Vila de Jacobina, embrião da cidade Jacobina.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira com 60m de altura de muita adrenalina, que desemboca em um poço ótimo para mergulhos e é uma grande atração turística.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO