Tabatinga é uma cidade localizada próximo à fronteira com Peru e Colômbia, as margens do rio Solimões e possui aproximadamente 65.000 habitantes. Tabatinga é uma palavra origem indígena que no Tupi significa “barro branco” de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios da região, e, no Tupi Guarani quer dizer “casa pequena”.
Toda a região está coberta por florestas, o comércio é um dos pontos fortes da cidade que através da criação da Área de Livre Comércio de Tabatinga foi incrementado. Destaca-se também a agricultura e a pesca. Os principais produtos agrícolas são a banana, a mandioca e, na pesca, a espécie mais registrada é a piraíba. O turismo como fonte econômica começa a desenvolver-se lentamente.
As principais atrações aos visitantes são a observação da natureza, o Boto vermelho e tucuxi, as culturas nativas, as comunidades ribeirinhas, os bosques e a tranqüilidade que o Amazonas representa.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Zoológico de Tabatinga
Destaques para tatus, sucuris, macacos, onça-pintada e aves.
# 2 Festival Internacional da Confraternidade Amazônica
O Festival é organizado pelos três países e acontece em Letícia, Colômbia, com diversas atividades culturais do Brasil, Colômbia, Peru e Indígenas, além de competições esportivas entre os países. O evento também terá exposição de artesanato e vendas de comidas típicas.
# 3 Rio Solimões
O rio Solimões recebe esse nome devido aos povos que habitavam as suas margens e foram descritos pelos primeiros cronistas espanhóis e portugueses no século XVI.
■ COMO CHEGAR
De Barco:
A viagem fluvial no trecho Tabatinga – Manaus consome cerca de três dias e, no trecho contrário, cerca de sete dias.
De Avião:
Aeroporto Internacional de Tabatinga
Praça Marechal-do-ar Eduardo Gomes, s/n – Comara
Tabatinga/AM
CEP: 69640-000