Coari é um município que fica no estado do Amazonas, localizado na calha do rio Solimões, entre os lagos de Mamiá e o de Coari. Como a grande maioria das cidade do Amazonas, sua história é uma miscigenação dos índios Catuxy, Jumas, Purus, Solimões, Uaupés e muitos outros. O município contava com 85.900 habitantes.
Coari é conhecida pela sua produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural. Coari também tem um Festival Folclórico forte, que movimenta a cidade nos meses que antecedem a festa junina.
Em Coari localiza-se a plataforma da Petrobrás de Urucu, onde se extrai petróleo e gás. O terminal aquaviário de Coari é fundamental para o escoamento de petróleo e gás produzido na região de Urucu. Ele recebe esses produtos pelo oleoduto Rio Solimões, armazena e entrega a navios para o abastecimento de petróleo da Refinaria de Manaus e suprimento do mercado de GLP nos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e parte do Ceará e de Pernambuco. Terminal operado pela subsidiária Transpetro.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Praça do Cristo
Praça localizado no centro da cidade de Coari, na praça fica uma estátua do Cristo Redentor. A praça e rodeada de palmeiras.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
nd
De Ônibus:
nd
De Barco:
O acesso ao município se dá por via fluvial, em embarcações que saem diariamente do Porto de Manaus ou em lanchas rápidas que saem do porto do Ceasa em Manaus.
De Avião:
Coari é servida pelo Aeroporto de Coari localizado 6 km do centro de Coari. O Aeroporto de Porto Urucu localizado no distrito de Porto Urucu a 470 km de distância serve a população residindo e trabalhando na Província petrolífera de Urucu da Petrobras.