rio branco
Foto: Divulgação / Agência de Notícias do Acre

Rio Branco

Rio Branco é a capital do estado do Acre, localizado na região Norte. Rio Branco está situada no extremo oeste do estado do Acre, próximo à fronteira com a Bolívia e o Peru. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, a população estimada de Rio Branco é de cerca de 413.418 habitantes, tornando-a a cidade mais populosa do estado. Rio Branco possui um clima equatorial úmido, com temperaturas médias elevadas durante todo o ano. A cidade está sujeita a chuvas frequentes e possui alta umidade relativa do ar.

A cidade possui um rico patrimônio cultural e histórico. A influência indígena e a cultura amazônica estão presentes na música, dança, artesanato e culinária local. Rio Branco também abriga o Memorial dos Autonomistas, que relembra a luta pela independência do Acre.

Entre os principais pontos turísticos de Rio Branco estão a Praça da Revolução, onde se encontra a estátua do seringueiro Chico Mendes, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, o Parque Ambiental Chico Mendes e o Mercado Velho, que oferece artesanato e gastronomia regional.

A região ao redor de Rio Branco é conhecida por sua exuberante floresta amazônica. Há diversas opções de passeios e trilhas na região, permitindo aos visitantes explorar a biodiversidade, rios e cachoeiras da Amazônia.

■ PONTOS TURÍSTICOS

gameleira rio branco
Foto: Divulgação / Banco de Imagens EMBRATUR

# 1 Gameleira
Gameleira, é um exemplar de árvore histórica localizada na grande curva do rio Acre no centro histórico da capital. Local que é símbolo resistência do povo acriano e que serviu de referencial para a fundação da capital, no fim do século 19. Atualmente, o espaço é um grande calçadão com lanchonetes e local ideal para observação do rio Acre.

# 2 Novo Mercado Velho
Antigamente conhecido como Mercado Municipal, hoje o Novo Mercado Velho é um ponto de encontro dos moradores e turistas que passam na capital acreana. Localizado na margem esquerda do rio Acre, de frente para a passarela Joaquim Macedo e as pontes Juscelino Kubitschek e Coronel Sebastião Dantas, o atrativo turístico conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato, entre outros.

# 3 Praça Plácido de Castro
Fica no coração da capital, é a principal e mais antiga praça da cidade, um espaço que homenageia os revolucionários que lutaram pela autonomia da região.

O lugar ganhou uma estátua do coronel Plácido do Castro, comandante da Revolução Acriana, em 1964. É um monumento de 12 metros em homenagem aos heróis anônimos da Revolução Acriana. Após uma reforma em 2006, a antiga praça ganhou ares de modernidade, exibindo piso de pedras portuguesas, mosaicos de granito, bancos em madeira e quiosques.

# 4 Palácio de Rio Branco
O Palácio Rio Branco é a sede do Governo do Estado do Acre, foi construído, inicialmente, na década de 1920, com o projeto arquitetônico do alemão Alberto Massler e inspirado nas edificações gregas, sendo inaugurado em 1930. Local do Museu Palácio Rio Branco onde é possível contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução que fica na frente do Palácio Rio Branco, assim como a Fonte da Sagração. Além disso, pode-se, ainda, conhecer diversas fases da história do povo acreano.

# 4 Biblioteca Pública
Localizada no Centro de Rio Branco, a Biblioteca Pública acreana foi inaugurada em 10 de março de 1979. O espaço conta com um acervo de mais de 80 mil livro.

# 6 Passarela Joaquim Macedo
Um dos principais cartões postais do Acre a obra simboliza as transformações urbanas pela qual a cidade vem passando desde o início dos anos 2000. Usada exclusivamente por pedestres e ciclistas, a ponte cruza o rio Acre unindo o centro da cidade ao bairro do Segundo Distrito. Possui 200 metros de extensão e 5,50 metros de largura.

# 7 Parque da Maternidade
Inaugurado em setembro de 2002, o Parque da Maternidade possui um alto valor cultural e ambiental em seus 6 km de extensão, margeando um canal que corta grande parte da cidade de Rio Branco. Na área de lazer existe ciclovias, pista de caminhadas e de skate, playgrounds, quadras de esporte, anfiteatros, praças, restaurantes e lanchonetes.

# 8 Parque do Tucumã
O Parque Tucumã conta com cerca de 3.600 metros de extensão. O local possui pistas sinalizadas para veículos, ciclovias, calçadas para pedestres, playground, quadras de esportes, praças namoradeiras e quiosques para lanches.

# 9 Parque São Francisco
O Parque São Francisco possui quase 12 mil metros quadrados e que contempla ciclovia, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, mobiliário urbano com bancos de concreto. O local encontra-se no interior de Área de Proteção Ambiental São Francisco e está às margens do igarapé que leva o mesmo nome.

# 10 Parque Chico Mendes

Foto: Divulgação / Banco de Imagens EMBRATUR

Construída , o Parque Chico Mendes conta com uma área de 53 hectares, na entrada, há o Memorial Chico Mendes, onde é mostrada a história da vida, luta e morte do líder seringueiro. O Parque Chico Mendes é um dos principais atrativos da capital do Acre. O local inclui um zoológico e o museu da borracha. O local mostra a cultura de ribeirinhos com uma biblioteca sobre a floresta e a Casa do Artesão, com doces e artesanato de sementes.

# 11 Museu da Borracha
No Museu da Borracha foi inaugurado em 1978, ano do Centenário da Imigração Nordestina no estado, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura acreana. O museu tem a atribuição de coletar, conservar e expor os testemunhos da história sócio-econômica e cultural do Acre.

# 12 Parque Capitão Ciríaco
Construído no local que pertenceu a um dos integrantes que promoveu a Revolução Acreana, o Parque Capitão Ciríaco é considerado hoje de grande valor histórico. Possui uma área de 4,6 hectares, com vegetação nativa amazônica, árvores frutíferas regionais e aproximadamente 400 seringueiras. Dispõe, ainda, de equipamentos de esporte e lazer, sala de leitura, de inclusão digital e construções retratando a arquitetura tradicional acreana.

# 13 Horto Florestal
Inaugurado na década de 80 e revitalizado em 2008, o Horto Florestal possui 17 hectares, dispondo uma rica flora, com seringueiras, castanheiras, açaí, patoá, abacaba, buriti, mangueiras e cedros, entre outros. Além disso, há também espaços para realização de atividades físicas, eventos e trilhas ecológicas, açude com um deck, pista de caminhada, passarela sobre o açude e equipamento de ginástica.

# 14 Mercado do Bosque
Local onde é possível experimentar pratos típicos do Acre, como Quibe, baixaria, mingau e tapioca, são algumas das iguarias que podem ser encontradas no Mercado do Bosque, nos seus diversos boxes.

# 15 Sítio Histórico Quixadá
O Sítio Histórico do Quixadá foi construído, inicialmente, para a gravação da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, produzida pela Rede Globo. Atualmente, o local funciona como museu que guarda itens usados na trama, como roupas e objetos. Além disso, há também um restaurante que serve comidas típicas do estado.

# 16 Casa de Chico Mendes
A Casa de Chico Mendes, em Xapuri, pertenceu ao líder seringueiro e traz consigo um grande peso histórico, pois foi o local onde ele viveu boa parte de sua vida e onde foi morto por um tiro.A residência é um imóvel simplório, que obedece a um sistema construtivo tradicional da região. O espaço de 4 metros de largura segue o estilo estilo caboclo em madeira, coberta de telha de barro. Lá, encontram-se objetos pessoais, inclusive a cadeira onde Chico morreu na noite de 22 de dezembro de 1988. A casa é tombada como patrimônio histórico cultural desde 2011.

# 17 Trilha Chico Mendes
Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. O primeiro ponto de parada para almoço é na Colocação Paraguaçú. O local é apropriado para almoço, descanso em redes e lazer. Possui um salão com mesa de sinuca rodeado por árvores. O trajeto ainda passa pelas colocações Revolta 01, Cariri, Boa Vista, São Domingos, Paraíso, Alto Alegre e Zé Costa.

# 18 Geoglifos
Grandes figuras observadas no solo de áreas rurais acrianas, de origem desconhecida. Só podem ser vistos a mais de 80 metros do chão, por meio de voo de balão ou avião. Os desenhos são em diversos formatos geométricos. São até agora 478 figuras geométricas já localizadas no solo.

# 19 Catedral de Nossa Senhora de Nazaré
A Catedral de Nossa Senhora de Nazaréfoi fundada em 1959, em estilo romano-basilical, com três naves, destaca-se com dezenas de vitrais coloridos que adornam o interior da igreja.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

  1. Saindo de Porto Velho, RO:
  • A rota mais comum é seguir pela BR-364 em direção ao oeste, no sentido de Rio Branco.
  • Continue na BR-364, passando por cidades como Sena Madureira e Plácido de Castro, até chegar a Rio Branco.
  • Siga as indicações para o centro da cidade ou para o local específico de destino em Rio Branco.
  1. Saindo de Cruzeiro do Sul, AC:
  • A rota mais comum é seguir pela BR-364 em direção ao leste, no sentido de Rio Branco.
  • Continue na BR-364, passando por cidades como Tarauacá e Sena Madureira, até chegar a Rio Branco.
  • Siga as indicações para o centro da cidade ou para o local específico de destino em Rio Branco.
  1. Saindo de outras cidades do Brasil:
  • Dependendo da sua localização, é possível chegar a Rio Branco por meio de rodovias estaduais e federais.
  • Recomenda-se planejar a rota utilizando um aplicativo de navegação atualizado, inserindo o ponto de partida e Rio Branco como destino.

De Ônibus:

  1. Verifique as empresas de ônibus: Pesquise as empresas de ônibus que operam rotas para Rio Branco, AC. Algumas empresas que realizam esse trajeto são a Viação Ouro e Prata, Eucatur, Real Norte e outras. Verifique os horários, itinerários e valores das passagens.
  2. Escolha o ponto de partida: Verifique os pontos de partida disponíveis mais próximos de sua localização. Geralmente, as cidades vizinhas e capitais estaduais têm linhas de ônibus diretas para Rio Branco.
  3. Compre a passagem: Adquira a passagem de ônibus com antecedência, seja diretamente nos guichês das empresas rodoviárias ou através de sites de venda de passagens online. Certifique-se de confirmar os horários de partida e chegada.
  4. Tempo de viagem: O tempo de viagem pode variar dependendo da cidade de partida. É importante considerar que o trajeto pode ser longo, especialmente se a cidade de origem estiver distante de Rio Branco.
  5. Terminal Rodoviário de Rio Branco: Ao chegar a Rio Branco, você desembarcará no Terminal Rodoviário de Rio Branco. O terminal oferece infraestrutura básica, como banheiros, lanchonetes e táxis para facilitar sua chegada à cidade.

De Avião:

Para chegar a Rio Branco, AC de avião, você pode seguir as seguintes orientações gerais:

  1. Aeroporto de Rio Branco: O Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro (Aeroporto Internacional de Rio Branco-RB) é o principal aeroporto da região e recebe voos nacionais e internacionais.
  2. Verifique as companhias aéreas: Consulte as companhias aéreas que operam voos para Rio Branco. Algumas das principais companhias que voam para o Aeroporto de Rio Branco incluem Latam, Gol, Azul e Passaredo. Verifique os horários e disponibilidade de voos.
  3. Escolha o aeroporto de partida: Verifique os aeroportos disponíveis mais próximos de sua localização que oferecem voos para Rio Branco. Geralmente, as principais capitais e cidades do Brasil têm voos diretos para Rio Branco.
  4. Compre a passagem: Adquira a passagem aérea com antecedência, seja diretamente nos sites das companhias aéreas ou através de agências de viagens online. Certifique-se de confirmar os horários de partida e chegada, bem como as escalas, se houver.
  5. Aeroporto de Rio Branco: Ao chegar ao Aeroporto de Rio Branco, você terá acesso a serviços de táxi, aplicativos de transporte e locadoras de veículos para facilitar sua chegada à cidade. O aeroporto está localizado a cerca de 20 km do centro de Rio Branco.

■ MAPA DA REGIÃO