Dona Euzébia

Dona Euzébia é um município do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 6.066 habitantes.

O Povoado agrupou-se em torno da Igreja Nossa Senhora das Dores. Um outro fator que contribuiu para o desenvolvimento foi a passagem da estrada de ferro Leopoldina.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Estação Ferroviária
A estação trouxe muitos benefícios à cidade. As mercadorias como material de construção, e outras eram despachadas de Dona Euzébia sempre no horário de 8 horas da manhã e assim foi por muitos anos. Também havia o trem de passageiros, com os nomes de Expresso e Misto, para o Rio de Janeiro e Ubá. Ela foi desativada posteriormente devido aos transportes mais baratos que surgiram e de fácil acesso. Atualmente o prédio é patrimônio histórico e cultural, onde está localizada a Praça Augusto Mendes e onde funciona o Centro Cultural Adelina de Assis, Biblioteca Municipal e Tele centro comunitário. O local foi reformado em 2017 e tem um espaço dedicado a eventos de lazer, como Forró da Melhor Idade, palestras e esportivos como aulas de ginástica e jiu-jitsu.

# 2 Avenida Antônio Esteves Ribeiro
A avenida foi urbanizada em 1977, com seus passeios medindo 60 cm de largura e 2 metros de altura. No centro da Avenida haviam postes de ferro com lâmpadas de mercúrio. Como a Avenida não suportava mais estes postes de ferro, eles foram substituídos pelos atuais. Ela também era arborizada por árvores centenárias que posteriormente foram substituídas por arvores de menor porte. Com a construção da estação, foram construídas outras residências com o apogeu do café, a propriedade de alguns fazendeiros. Pouco tempo depois surgiu a 1ª casa comercial, pertencente ao Sr. Bertoldo Balbino. É valido lembrar que a casa Mendes, de propriedade do Sr. Augusto Mendes, muito contribuiu para o comércio, bem como a Padaria Mineira, que já pertenceu a quatro gerações da família Vicentini.

# 3 Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Edificada na Avenida Antônio Esteves Ribeiro, a mesma foi construída no ano de 1954, pois a Igreja ficava situada no bairro Bela Vista, local de difícil acesso, principalmente nos dias de chuva. Por esse motivo surgiu a ideia da construção de uma nova matriz, pois a cidade estava crescendo e sua população aumentando. A comissão comprou então aquele terreno onde está localizado atualmente a nova matriz.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Está ligada a Belo Horizonte pela BR-285 numa distância de 302 quilômetros.

De Ônibus:
nd

■ MAPA DA REGIÃO