■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Maria Fumaça 310
Uma das poucas máquinas a vapor do Brasil, a locomotiva tem caldeira tocada à lenha e estoque de água e madeira no compartimento traseiro. Construída em 1913, nos Estados Unidos, a composição ajudou a tornar União da Vitória a quarta maior economia do Paraná no início do século XX, principalmente ao fazer o trecho entre Porto União / União da Vitória e o porto de São Francisco do Sul (SC). Desde 2005, serve ao turismo ferroviário da cidade.
# 2 Estação Ferroviária União
A construção em arco e no estilo Art Déco, concluída em 1941, alia beleza arquitetônica e resgate histórico. Considerada uma das estações mais belas e singulares do interior do Brasil, a edificação remete à Guerra do Contestado. Porém, ao contrário do conflito por terras que opôs paranaenses e catarinenses, a estação ferroviária, a exemplo do nome, foi construída para congregar os dois povos. Um túnel para pedestres, que liga as cidades limítrofes de União da Vitória, no Paraná, e Porto União, em Santa Catarina, simboliza esse encontro.
# 3 Estátua do Sagrado Coração de Jesus
Erguida em homenagem ao padroeiro da cidade, a estátua é a segunda maior imagem de Jesus Cristo no Brasil e perde apenas para a do Rio de Janeiro. Com 27 metros de altura, fixado sobre um pedestal de seis metros, o monumento abriga uma capela. Para chegar até ela, é preciso subir 219 degraus. Está localizada em um dos pontos mais altos da cidade – o Morro da Cruz -, oferecendo uma visão privilegiada dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC)
# 4 Parque Histórico Iguassu
O Parque Histórico do Iguassu é um museu ao ar livre que conta a história da ocupação ao longo do vale do rio Iguaçu, na região centro-sul do Estado. No local, casas centenárias de madeira formam uma vila que recria aspectos culturais dos imigrantes alemães, poloneses e ucranianos.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Se você estiver em outra cidade do Paraná ou em estados vizinhos, como Santa Catarina, São Paulo ou Rio Grande do Sul, poderá chegar a União da Vitória de carro. A cidade está localizada às margens da BR-153, também conhecida como Rodovia Transbrasiliana, que liga várias cidades e estados no sul e sudeste do Brasil.
Planeje sua rota usando um aplicativo de mapas ou um GPS, e siga as placas indicativas ao longo da rodovia até União da Vitória.
De Ônibus:
União da Vitória é atendida por serviços de ônibus intermunicipais e interestaduais. Você pode verificar horários e empresas de ônibus que fazem a rota a partir da cidade de origem.
De Avião:
A cidade mais próxima de União da Vitória com um aeroporto comercial é o Aeroporto Afonso Pena (Código IATA: CWB), localizado em Curitiba, capital do estado do Paraná. A partir do Aeroporto Afonso Pena, você pode pegar um voo doméstico para o Aeroporto de União da Vitória (Código IATA: QDV).
O Aeroporto de União da Vitória atende principalmente voos regionais e é a maneira mais rápida de chegar à cidade de avião. No entanto, a disponibilidade de voos pode ser limitada, portanto, é importante verificar os horários e a disponibilidade com antecedência.
4. De Trem:
União da Vitória também é servida por trens, como parte do sistema ferroviário do Brasil. Verifique os horários e opções de trens que fazem a rota para a cidade, se essa for uma opção viável a partir de sua localização de partida.