■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Casa da Memória
O visitante pode também conhecer a Casa da Memória, que conta com o Centro de Memória Ferroviária “Superintendente João Tesserolli Junior” e acervos históricos da formação da região, além de diferentes exposições itinerantes.
# 2 Reservatório do Carvalho
Primeiro reservatório para abastecimento público de Curitiba, inaugurado em 1908, é também um belo lugar para visitação. A área possui uma boa opção de lazer para quem gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer a história local.
# 3 Parque das Águas Jacob Simião
Localizado na região central, o Parque das Águas Jacob Simião conta com dois lagos, dois vertedouros, decks, mirantes com vista panorâmica, palco, pista de caminhada, parque infantil e muito mais! O parque também é local de morada do Tapicuru, uma espécie de ave da família Threskiornithidae, caracterizada pelas pernas altas e pescoço relativamente longo. O animal é encontrado em brejos, rios e campos arados do interior do Nordeste até o Sul e Sudeste do País.
# 4 Túnel do Roça Nova
O Túnel do Roça Nova é o décimo terceiro túnel da Ferrovia Paranaguá-Curitiba. Com mais de 450 metros de extensão, o túnel fica localizado no vilarejo do Roça Nova, bairro pacato com poucos moradores.
# 5 Morro do Canal
O Morro do Canal faz parte do Parque Estadual do Marumbi. A trilha possui nível de dificuldade baixa para média. O morro tem vias para prática de rapel e escalada em rochas. Na chegada ao topo, o visual é recompensador.
# 6 Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Fundado por famílias trentinas que chegaram a Piraquara em 1878, o local recebe os maiores eventos da cidade: Festa de Aniversário de Piraquara, Festa do Carneiro no Rolete – a que mais recebe visitantes – e a Festa Trentina, que comemora a chegada de imigrantes na cidade.
# 7 Barragem Piraquara II
A Barragem Piraquara II, na região do Alto Iguaçu, teve sua construção iniciada em 2003 e foi inaugurada em 2 de setembro de 2008. Possui reservatório de 21 milhões de metros cúbicos de água e é uma das quatro barragens que compõem o sistema de regularização e reforço para o abastecimento de água de Curitiba.
# 8 Barragem Piraquara I – Rio Cayuguava
A Barragem do Rio Cayuguava, também conhecida como Piraquara I, foi a primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná. Foi construída com capacidade para 23 bilhões de litros de água, aumentando em 8,5%, ou 600 litros por segundo a oferta de água para Curitiba e região.
# 9 Memorial da Imigração Italiana
Inaugurado em agosto de 1997, o mural marca os 100 primeiros anos de imigração italiana em Piraquara. A obra de relevo em concreto, do artista Sérgio Pinheiro, aplicada sobre um muro com o formato das casas italianas da época, traz elementos importantes sobre a história do desenvolvimento da colônia.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Os acessos para chegar a Piraquara são pelas rodovias BR-116, BR-277 e Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-416). A distância entre Curitiba e Piraquara é de apenas 22 km.
De Ônibus:
nd
De Avião:
O Aeroporto Internacional Afonso Pena se encontra na cidade vizinha, em São José dos Pinhais, a 23 km de distância.