O turista que procura por uma cidade acolhedora, com ótimas opções rurais para relaxar, não irá se arrepender de colocar Medianeira no roteiro de viagens. Culinária, sotaque e costumes guardam ainda a história, remetendo aos descendentes de alemães e italianos que migraram do sul para a região.
Localizada no Oeste do Paraná, a cidade faz fronteira com os municípios de Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, São Miguel do Iguaçu e Missal. A economia de Medianeira é pautada pela indústria, prestação de serviços e produção agropecuária. De acordo com o IBGE, sua população estimada é de 45.812 habitantes.
O nome da cidade tem origem religiosa, sendo uma homenagem dos pioneiros a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. O município carrega o título de Portal do Mercosul devido a sua localização geográfica privilegiada, com rodovias que dão acesso a capital Curitiba, aos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além dos países vizinhos Paraguai e Argentina.
Seja na cidade ou no campo, Medianeira proporciona ao turista momentos de cultura, descontração e lazer. Aproveite os espaços públicos e não perca os passeios do Turismo Rural, onde será possível vivenciar a vida no campo e saborear os deliciosos cafés.
No calçadão da Avenida Brasília, o turista encontrará vários estabelecimentos comerciais, além de poder saborear os típicos quitutes de rua. Ponto de parada obrigatório para quem não volta pra casa sem colocar na bagagem um mimo para os parentes e amigos.
Com áreas verdes, além de espaços para recreação e atividades físicas, os locais públicos da área urbana são ótimas opções para relaxar com a família e os amigos. Nesse sentido, não deixe de visitar a Praça Angelo Darolt e o Parque 25 de Julho.
- CIRCUITO MEDIANEIRA RURAL
Atividades recreativas, trilhas temáticas, gastronomia típica. Nesse roteiro o turista terá contato com a vivência rural das propriedades e agroindústrias. Um passeio que resgata a cultura e história local, recheado com muita descontração e boa comida. - LAZER DENTRO E FORA DAS QUATRO PAREDES
Os bailes de salão são tradicionais nas comunidades de Medianeira, mas o turista que prefere atividades ao ar livre também não fica de fora da diversão. Eventualmente são organizados na cidade passeios na natureza, como caminhadas e cicloturismo.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Morro da Salete
Com uma bela escadaria que leva o turista a 548 metros de altitude, o Morro da Salete é um dos locais mais visitados da cidade. No topo encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Salete, sendo esse um local muito procurado também para contemplar o pôr do sol.
# 2 Sítio da Marlene
Rodeado por belas paisagens, o local é especializado em gastronomia rural gourmet. Aprecie a vista e também o saboroso café rural Ítalo-mineiro.
# 3 Sítio do Beto
Museu, quadras, piscina, passeio de carretão, contato com pequenos animais. Essas são algumas das muitas atividades que o turista pode aproveitar no Sítio do Beto, um ambiente acolhedor para toda família.
# 4 Recanto Olivo
O turista que visita o local pode se desafiar na trilha temática e na ponte suspensa. Após a aventura, o risoto no disco com lasanha de mandioca é uma ótima sugestão para repor as energias. Um ambiente propício para se divertir e relaxar, em meio à natureza e ao som do Rio Ocoy.
# 5 Recanto Ilha do Sol
Se a ideia for curtir a natureza e tomar um refrescante banho de rio, o turista não pode deixar de incluir no roteiro de viagens o Recanto Ilha do Sol. O local conta com estrutura de camping, chalés e o atrativo “piscinão”. Vale a pena conhecer e não se esqueça de experimentar as delícias da lanchonete rural.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Distante 585 km da capital paranaense, é possível chegar a Medianeira pelas rodovias BR-277 e PR-495. Em relação aos aeroportos, os mais próximos são o de Foz do Iguaçu (64 km) e Cascavel (81 km).
De Ônibus
nd
De Avião:
O aeroporto mais próximo fica em Londrina, a 70 quilômetros.