Rio das Ostras é um município localizado na região dos lagos doo estado do Rio de Janeiro. A cidade é conhecida por suas belas praias, natureza exuberante e qualidade de vida. Rio das Ostras possui diversas praias encantadoras, sendo algumas das mais conhecidas a Praia de Costa Azul, Praia da Tartaruga, Praia do Centro, Praia de Joana, Praia da Baleia, entre outras. Essas praias oferecem infraestrutura turística, com quiosques, bares, restaurantes e atividades como passeios de barco, mergulho e esportes aquáticos.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Praça da Baleia
Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. É de autoria do artista plástico, Roberto Sá, conhecido internacionalmente pelas por suas esculturas hiper-realistas. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo.
# 2 Pier de Costazul
Uma das atrações da orla de Rio das Ostras é o Pier Costazul, de onde se pode admirar o nascer do sol e a praia de Costazul. É parada obrigatória para quem quer fotografar as belezas naturais da cidade, pois avança 200 metros para dentro do mar. Também é ponto de pesca de caniço. A Costazul tem área de lazer com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de restinga preservada.
# 3 Lagoa de Iriri (Coca cola)
É uma lagoa de água doce localizada em Rio das Ostras, que proporciona um ambiente tranquilo para passeios de barco, pesca esportiva e contato com a natureza.
# 4 Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba
A área onde hoje se encontra o museu foi encontrada por acaso: a Fundação Rio das Ostras de Cultura pretendia montar um teatro nos fundos de sua sede. No meio das escavações, que aconteceram em 1995, foram encontrados artefatos materiais. Depois de realizados testes com Carbono 14, descobriu-se que aquelas peças datavam de entre 2.500 a 4.000 anos atrás, sendo importantes vestígios arqueológicos da população primitiva da região de Rio das Ostras.
Com exposição de ossadas e outros materiais escavados (ostras, conchas, pedras, entre outros), o Museu mantém acervo de vestígios da cultura sambaquieira e continua sendo espaço de pesquisas de campo.
# 5 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A igreja foi erguida por escravos negros e índios, após a expulsão dos jesuítas, em 1759. Sua construção foi terminada no final do século XVIII, pelos Beneditinos e Carmelitas. A antiga igreja desmoronou na década de 50 e, em ruínas, foi reconstruída em 1959. Nossa Senhora da Conceição foi escolhida como padroeira da cidade.
# 6 Reserva Biológica União
Localizada em uma área de Mata Atlântica preservada, a reserva oferece trilhas ecológicas e a possibilidade de avistar diferentes espécies de animais e plantas nativas da região.
■ PRAIAS
# 1 Praia do Abricó
Primeira praia de Rio das Ostras a partir do município do Rio de Janeiro. Paisagem fascinante e muita tranquilidade.
# 2 Praia da Tartaruga
Localizada em uma pequena enseada, situada entre as praias do Abricó e Praia do Bosque, recebe este nome pela incidência de tartarugas no local.
# 3 Praia do Bosque
Situada entre as praias das Tartarugas e do Centro, destacam-se frondosas árvores que lembram um bosque, razão do nome. Tem profundidade ideal para banho e grande faixa de areia que propicia a prática de esportes, como vôlei de praia.
# 4 Praia do Centro
Ideal para quem quer aproveitar uma praia tranquila, mas não abre mão da infraestrutura e do conforto dos bares, restaurantes e quiosques.
# 5 Praia do Cemitério
Praia de enseada perfeita para banho, pertinho do Centro da cidade. Local onde os pequenos barcos de pesca e redes compõem a paisagem. É de lá se você pode ter a melhor vista do pôr-do-sol de Rio das Ostras.
# 6 Praia da Boca da Barra
Praia da foz do rio das Ostras, onde as águas se encontram num espetáculo diferente. Própria para crianças. Conta com infraestrutura de quiosques e restaurantes e passou por um processo de revitalização.
# 7 Praia da Joana
Pequena praia que compõe o Monumento Natural dos Costões Rochosos, área de preservação ambiental de rara beleza.
# 8 Praia Virgem
Um lugar perfeito para curtir a natureza em toda sua plenitude, longe do agito do Centro da cidade. Propícia para prática de pesca, tanto de linha, como de mergulho.
# 9 Praia das Areias Negras
Praia em forma de ferradura. O nome é devido à coloração mais escura da areia, com grande quantidade de monazita. Conta com pequenas piscinas naturais, próprias para o banho.
# 10 Praia do Remanso
Próxima à Praça da Baleia, é uma praia de enseada formada por rochedos. Conta com infraestrutura e é frequentada por famílias com crianças.
# 11 Praia da Costazul
Com 2,3 Km, é uma praia oceânica, point de surfistas e amantes da pesca. A Costazul tem área de lazer com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de restinga preservada.
# 12 Praia Enseada das Gaivotas
Uma das praias mais tranquilas de Rio das Ostras. Sua larga extensão de areia é própria a caminhadas à beira-mar.
# 13 Praia de Itapebussus
Um lugar perfeito para curtir a natureza, longe do agito do Centro da cidade. Propícia para prática de pesca, tanto de linha, como de mergulho.
# 14 Praia do Mar do Norte
Praia mais próxima a Macaé, conhecida por seus rochedos e pela vegetação de restinga preservada.
# 15 Praia das Pedrinhas
Uma das mais belas praias da cidade, perfeita para curtir um dia tranquilo, longe da agitação do centro.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Da capital Rio a distância são de 170 Km, pode-se chegar através da Ponte Rio-Niterói, indo por Manilha, até o trevo de RioBonito. Pegar a Via Lagos ou seguir pela BR-101, em direção a Campos, e entrar no Trevo de Rio Dourado, seguindo pela RJ-162 (Serramar) até a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto).
De Ônibus:
Do Terminal Rodoviario Novo Rio na cidade do Rio de Janeiro, guichê da viação 1001
Site: Viação 1001 – www.autoviacao1001.com.br