Com área de cerca de 25 mil km², a Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada no Tocantins entre dois grandes rios, que são o Javaés e o Araguaia, nas divisas com Goiás e mato Grosso, na planície do Cantão, e integra os municípios tocantinense de Pium, Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Marianópolis.
A ilha é uma parte parque nacional e outra parque indígena, uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil, classificada pela organização das Nações Unidas para e Educação (Unesco) como reserva da biosfera e é onde estão localizadas as aldeias indígenas das etnias Javaés e Karajá, sendo que estes produzem entre outros tipos de artesanato, as bonecas Rtxòkò, certificadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil.
A fauna e a flora intocadas lembram o pantanal mato-grossense, e na maior parte do ano, grande parte da ilha fica inundada. Para se entrar na ilha é necessário autorização dos órgãos federais Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que mantém um escritório em Pium, ou da Fundação Nacional do Índio (Funai), cuja sede está localizada em Palmas.
Um dos grandes atrativos para turistas de todo Brasil é a emoção da pesca esportiva, podendo-se fisgar grandes exemplares de piraras, pirarucus, surubins e caranhas, entre outros.
Unidades de preservação
A ilha do Bananal está dividida em duas áreas de reserva ambiental: ao sul, o Parque Indígena do Araguaia, criado principalmente para proteção dos índios da região, abrange um grande número de aldeias indígenas, principalmente da etnia Karajá e é administrado pela FUNAI. Ao norte, o Parque Nacional do Araguaia abrangia antigamente toda a área da Ilha do Bananal, porém sua área foi reduzida e hoje é administrada pelo ICMBIO.
Municípios que compõe a região
A região turística Ilha do bananal é composta pelos municípios de Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão e Peixe. Banhados pelos Rios Formoso, Urubu, Araguaia e Javaé, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia são porta de entrada para a Ilha do Bananal e o Parque Nacional do Araguaia. Com topografia plana e grande quantidade de água, a área tem como característica a quantidade de alimentos, que atrai uma diversidade de aves típicas da região, além de aves migrantes.
Na Lagoa da Confusão são encontradas espécies de fauna e flora características da região amazônica, cuja base é o Parque Estadual do Cantão. Já em Formoso do Araguaia a característica principal está nos redutos de pesca esportiva, praticada durante todo o ano. Tendo uma água de ótima qualidade com cerca de 300 espécies de peixes, das quais 50 são consideradas esportivas. Essa prática transformou-se na principal atividade econômica da região.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Parque Nacional do Araguaia
O parque está localizado no norte da Ilha do Bananal e abrange os municípios de Pium e Lagoa da Confusão. Foi criado para proteger os ecossistemas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, proteger a área incluída como sítio RAMSAR (Áreas Úmidas de Importância Internacional). Proteger espécies endêmicas, raras, ameaçadas ou em perigo de extinção existentes na área, em especial: o pirarucu (Arapaimas giga), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) e espécies de peixes anuais, bem como aves. Garantir a conservação dos recursos naturais, promovendo a interação com as populações indígenas, que localizam-se na Área Indígena do Araguaia. Propiciar a educação ambiental visando melhor apreciação e compreensão pelo público.
# 2 Lagoa da Confusão
Uma grande lagoa rodeada de uma rica vegetação e praias de areias finíssimas, num permanente convite para seus momentos de lazer. No verão, que vai de junho a setembro, que esse cenário descortina variadas opções de lazer. É hora da pesca esportiva, dos passeios de barco, esportes náuticos e muito banho. A infraestrutura turística oferece boas acomodações, com hotéis, pousadas, restaurantes e bares, além de sua gastronomia à base de muito peixe, eventos culturais e competições esportivas. E pode ser visitada em qualquer época do ano.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
A Ilha do Bananal é acessível apenas por meio de embarcações. No entanto, é possível chegar às cidades próximas à ilha por carro e, em seguida, fazer o trajeto de barco até a ilha.
Acesso por Caseara: Uma das rotas mais comuns para acessar a Ilha do Bananal é através do município de Caseara, localizado às margens do Rio Araguaia. Para chegar a Caseara de carro, você pode seguir pela BR-153 até a cidade de Araguaína e, em seguida, seguir pela TO-080 e TO-336 até Caseara.
Embarcação em Caseara: Chegando em Caseara, é necessário contratar uma embarcação para atravessar o Rio Araguaia e alcançar a Ilha do Bananal. Geralmente, existem barqueiros locais disponíveis para realizar esse serviço.
De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO
De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700