Macapá

Macapá é a capital do Amapá, a cidade é privilegiada por ser banhada pelas águas do rio Amazonas e por sua exuberante natureza intocada, Macapá também se destaca como a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. O Marco Zero, ícone local, simboliza o traçado da linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios.

Banhar-se no rio Amazonas sem precisar sair da zona urbana é um grande atrativo natural de Macapá. Nas praias como a Fazendinha e ao longo da orla de Macapá, com seu bondinho que avança 472 metros dentro do rio, é possível contemplar a imensidão das águas até a margem oposta na Ilha de Marajó (PA).

A Fortaleza de São José de Macapá (1764-1782), maior fortificação brasileira e principal atrativo turístico, histórico e cultura do estado. A cidade, de 1758, nasceu da necessidade de proteger a entrada do rio Amazonas pelo lado esquerdo da foz.

A fortaleza, o Trapiche e o Mercado estão no roteiro turístico de quem visita a capital. Outro atrativo imperdível é a bicentenária Igreja de São José (1752-1761) com a imagem do padroeiro de Macapá. Na Pedra do Guindaste, antigo atracadouro, também tem uma imagem do padroeiro.

Macapá possui diversas outras atrações para admirar a exuberante natureza da região, como o Parque do Tumucumaque, as vilas de Curiaú de Dentro e Curiaú de Fora – que compõem a Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Curiaú – e a Praia da Fazendinha, praia fluvial de areia fofa muito procurada por moradores, onde é possível banhar-se no rio Amazonas e encontrar – com sorte – botos cor-de-rosa e se deliciar com a gastronomia local.

As iguarias típicas amazonenses, um espetáculo à parte, podem ser facilmente encontradas nos diversos restaurantes de Macapá. Frutas como açaí, araçá-boi, araticum, cupuaçu, tucumã e peixes a exemplo do jaraqui, pacu, pirarucu, surubim, tambaqui e do tucunaré fazem parte do cardápio dos povos nativos e do imaginário de turistas de todo o mundo. O tucupi, o tacacá e a maniçoba, alguns dos pratos mais procurados, oferecem uma explosão de sabores e uma experiência gastronômica inesquecível.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Marco Zero do Equador
Local onde foi construído um obelisco para a observação do fenômeno do Equinócio. Em março e setembro, no chamado Equinócio que marca o início do outono ou da primavera, o sol incide diretamente no círculo do monumento, formando uma linha no chão, fenômeno que atrai olhares curiosos ao espaço. O monumento marca o local onde a linha imaginária do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul, corta a cidade.

# 2 Fortaleza de São José de Macapá
Uma das maiores e mais importantes edificações militares existentes no Brasil para a época impressiona por seus muros construídos em formato de estrela. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Histórico do Brasil, a estrutura, construída em 1782 às margens do rio Amazonas com o objetivo de defender a Amazônia de invasores estrangeiros, hoje funciona como um museu.

# 3 Igreja de São José de Macapá
A igreja de São José de Macapá, construída em 1761, é o monumento mais antigo da cidade. A construção tem torre lateral única e fachada neoclássica. A arquitetura simples, trazida pelos jesuítas, se reveste de beleza na maior festa da cidade, a do padroeiro São José, em 19 de março. Uma imagem do santo, de costas para a cidade, sobre uma pedra a 300 metros da margem do rio abençoa os viajantes que passam ou chegam pelo Amazonas.

# 4 Complexo Beira-Rio
Formado por trapiches, quiosques e restaurantes que atraem visitantes durante todo o ano, com uma vista privilegiada da orla de Macapá.

# 5 Vila do Curiaú
A Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, localizada a 12 quilômetros de Macapá, às margens do Lago Curiaú, tem uma área quilombola e um balneário de águas cristalinas, onde o visitante pode ouvir os sons do batuque e marabaixo e ainda saborear um camarão no bafo e tucunaré assado.

# 6 Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa
O Estádio Milton de Souza Corrêa, mais conhecido como Zerão, em alusão ao fato de estar situado no marco zero, a dividir o planeta em Norte e Sul. Inaugurado em 1990, o Zerão tem capacidade para 13.680 espectadores. No estádio está o Museu do Esporte e Calçada da Fama. O charme característico do Zerão está mantido: a marca do círculo central divide o campo em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

# 7 Balneários de Araxá e Fazendinha
Praia da Fazendinha, localizada a 16 Km de Macapá. Banhada pelo Rio Amazonas, a praia oferece aos banhistas uma bela paisagem, com bares e restaurantes com os mais variados pratos típicos da região, como a pescada amarela, o tambaqui e o tucunaré frito.

# 8 Píer Trapiche Eliezer Levy
O pier avança por mais de 400 metros sobre o Rio Amazonas e tem uma boa estrutura turística. O local passou recentemente por reformas e, além da pintura, toda a estrutura que antes era de madeira foi substituída por alvenaria.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Navio:
No Terminal Hidroviário do Porto de Belém existem várias linhas e horários para a capital Macapá, são utilizadas balsas, o tempo de viagem é de 36 horas aproximadamente.

■ MAPA DA REGIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *