Duas Barras é uma cidade bucólica na região serrana do estado do Rio de Janeiro, com uma população de 12.000 habitantes, possui um centro histórico com mais de 80 casas coloniais preservadas. Duas Barras é também a cidade onde nasceu Martinho da Vila e cenário de algumas de suas músicas.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 CASA DA CULTURA THEMIS ALVARES GOMES
A Casa de Cultura está dividida em quatro mini-museus com os mais importantes acervos da cidade: Martinho da Vila, Folclore, Arte Popular e Sociedade Musical 8 de Dezembro. Também abriga a Biblioteca Pública Municipal Themis Álvares Gomes, com acervo de mais de oito mil títulos, entre coleções, revistas, livros didáticos e literários.
# 2 CINEMA CACÁ DIEGUES
Cinema popular que ocupa um prédio antigo, com acomodações para mais de 100 pessoas. O local também é utilizado para palestras, apresentações teatrais e cursos. O espaço foi criado em 2005 e homenageia o cineasta Cacá Diegues. Em 2010, foi palco para o lançamento do documentário Filosofia de Vida – O Pequeno Burguês, sobre a vida e obra de Martinho da Vila, de Edu Mansur.
# 3 SOCIEDADE MUSICAL 8 DE DEZEMBRO
A Sociedade Musical 8 de Dezembro é a banda mais antiga de Duas Barras. Em 2012 completou 91 anos e seu aniversário faz parte do calendário festivo da cidade. Foi fundada pelo padre João Gonçalves de Barros e sua história está contada na Casa da Cultura Themis Gomes. Contemplada como Ponto de Cultura, a Sociedade promove cursos de iniciação musical, violino, percussão, instrumentos de metal e palhetas, e atende 140 alunos de 9 a 16 anos. A comemoração do aniversário da banda, no dia 8 de dezembro, inclui alvorada, apresentação no coreto da praça principal e desfile pelas ruas da cidade.
# 4 Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora de Conceição foi construída entre 1850 e 1855, custeada pelo comendador Francisco Alves Ribeiro. Entre seus ornamentos estão as imagens da padroeira da cidade, as do Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria, nas laterais do altar; a do Senhor dos Passos, de Nossa Senhora das Dores e do Cristo Morto. Destaque para o quadro em azulejos do batismo de Jesus Cristo por João Batista. Com arquitetura de transição entre o barroco e o neoclássico, a igreja já passou por seis reformas. A terceira, em 1966, substituiu as telhas feitas por escravos. A Igreja faz parte do núcleo histórico tombado da cidade.
# 5 Museu de Arte Sacra
Funciona no porão da igreja Nossa Senhora da Conceição. Abriga relíquias, imagens de santos e objetos que remontam ao século XVII, e que guardam a história e a cultura do município.
# 6 Estátua de Martinho da Vila
A estátua em homenagem ao filho ilustre de Duas Barras, o cantor Martinho da Vila, pesa quase 200 quilos e tem 1,74 m de altura. A escultura é assinada pelo cartunista Ique, responsável pelas estátuas de Michael Jackson, no Morro Santa Marta, e do Chacrinha, no Jardim Botânico, ambas no Rio de Janeiro. A estátua do sambista está encravada no mirante Vale Encantado, o mirante oferece uma bela vista da região serrana e seus vales.
# 7 Fazenda Cedro Grande
A fazenda é sede do Instituto Cultural Martinho da Vila, que oferece oficinas de música.
# 8 Prefeitura Municipal de Duas Barras
A imponente sede da Prefeitura Municipal fica em um sobrado de dois pavimentos que no passado serviu de residência a fazendeiros de café da região do Rio Negro.
O prédio funcionou como cadeia, escola pública e, por fim, tornou-se sede do governo municipal. Na década de 40, foram inseridas platibandas com a inscrição “Prefeitura Municipal” e o desenho das armas da República. Destaca-se no interior do segundo andar o salão com teto feito de estuque, um tipo de argamassa, feita de pó de mármore, cal fina, gesso e areia, e com a qual se cobrem paredes e tetos.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
O acesso à cidade é feito pela RJ-144, a partir da localidade de Monnerat, pela RJ-116.
De Ônibus:
A viação 1001 em (www.autoviacao1001.com.br), faz o trajeto de várias cidades como Nova Friburgo e Rio de Janeiro até a cidade de Duas Barras