Quinta do Sol está localizada no Centro-Oeste do estado, a 445 quilômetros de Curitiba. O município, em 2018, foi oficializado como a “Capital Paranaense do Folclore”, devido a sua referência estadual na preservação, difusão e estudo do folclore do Paraná e do Brasil.
A cidade é marcada pela forte colonização japonesa e pela migração paulista, mineira e nordestina, os quais foram atraídos pela cultura do café e hortelã que predominavam na região, nas décadas de 1950 e 1960.
O nome do município tem origem portuguesa. A palavra “quinta” significa “grande fazenda” e “sol” vem da quinta nota da escala musical.
As ruas e avenidas possuem características peculiares. Conforme lei municipal, a nomenclatura dos logradores tem nomes de planetas, estrelas e constelações. Assim, o turista pode fazer uma viagem espacial pela cidade. Afinal, quem nunca quis conhecer Marte, Júpiter, Saturno e constelações mais distantes? Para isso, basta passear pelas ruas de Quinta do Sol.
Quinta do Sol tem belezas naturais como a “Cachoeirinha”, o Rio da Várzea e, nos limites com Itambé, o Rio Ivaí banhando a margem Norte do município. A estrada do Morro do Jaraguá é o destino ideal para caminhadas. O local é próximo à Vila Rural, de onde se tem a vista das cidades de Quinta do Sol e Engenheiro Beltrão.
■ PONTOS TURÍSTICOS# 1 Estátua de Jesus Cristo
A estátua de Jesus Cristo, localizada na Praça da Igreja Matriz São Judas, é ponto de referência da cidade. Conhecida popularmente como “Santão”, a obra está em frente à igreja desde o início da década de 1950, conforme registro da paróquia quintassolense.
# 2 Cachoeirinha
Já pensou refrescar-se com banho de cachoeira em um lindo cenário em contato com a natureza? A Cachoeirinha está localizada na Zona Rural de Quinta do Sol, região de águas abundantes e grande variedade de espécies animais e vegetais.
■ COMO CHEGARDe Carro:
Distante a 75 km de Maringá, o acesso a Quinta do Sol é pela rodovia PR-082, que liga o município à Fênix e Engenheiro Beltrão.
De Ônibus:
nd
De Avião:
nd
■ MAPA DA REGIÃO