Parque Nacional Mapinguari

NOME DA UNIDADE: Parque Nacional Mapinguari

BIOMA: Amazônia

ÁREA: 1.776.914,18 hectares

Objetivos da UC: Preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, com destaque para importantes enclaves de savana do interflúvio Purus-Madeira, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Parque Nacional Mapinguari foi criado em 05/06/2008 no Estado do Amazonas, municípios de Canutama e Lábrea, sendo ampliado em 11/06/2010. Após ser ampliado o PARNA Mapinguari passou a integrar parte do Estado de Rondônia, município de Porto Velho. Em 2012 os limites da UC foram re-delineados excluindo as áreas a serem inundadas pelos reservatórios das UHEs de JIRAU e Santo Antônio.

O PARNA Mapinguari foi sinalizado e demarcado nos anos de 2010 e 2011 pelo Exército Brasileiro. Sobreposto ao PARNA Mapinguari há um polígono de restrição de uso instituído pela Portaria Nº 1665 da FUNAI, publicada DOU no dia 05/12/2013, denominada para fins de controle administrativo Terra Indígena Jacareúba/Katawixi, que irá expirar em 05/12/2016.

O PARNA Mapinguari possui uma base de campo construída através de parceria com a iniciativa privada (Termo Norte Energia), com objetivos de apoiar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas de cerrado. O PARNA Mapinguari iniciou as atividades de pesquisa em 2012 e desde então já foram realizados alguns inventários de mamíferos de grande porte, primatas, vegetação e um trabalho envolvendo o conflito entre pecuaristas e felinos na zona de amortecimento da UC.

Estudos do Projeto Geoma identificaram uma nova espécie de ave (Cyanocorax hafferi) que ocorre nos campos naturais do PARNA Mapingauri. Desde o ano de 2011 o PARNA Mapinguari mantém a capacitação e contratação de brigadistas para atuarem na prevenção e combate aos incêndios florestais na região da UC. Após o início dos trabalhos de formação e contratação da brigada o número de incêndios florestais declinou substancialmente na área do PARNA Mapinguari e sua zona de amortecimento. O PARNA Mapinguari teve seu ingresso no Programa ARPA em 2015 e terá seu primeiro ciclo de gestão com recursos do Programa no biênio 2016/2017. A UC dispõe de conselho consultivo formalmento constituído desde 2013 (Portaria 166) que tem se reunido regularmente desde a posse em março de 2014.

Municípios: Canutama (AM), Lábrea (AM), Porto Velho (RO)

 

ENDEREÇO: AV. LAURO SODRÉ; N° 6500; BAIRRO AEROPORTO- CEP: 76803-260

■ MAPA DA REGIÃO