Parque Nacional da Chapada das Mesas

NOME DA UNIDADE: Parque Nacional da Chapada das Mesas

BIOMA: Cerrado

ÁREA: 159.951,6200 hectares

Objetivos da UC: Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado, principalmente, por se tratar de uma área de Cerrado intocada ameaçada pela recente expansão da fronteira agrícola e siderúrgica no MA. Além disso, a UC protege mais de 400 nascentes de importantes cursos d’água.

 

O PNCM está localizado numa região com potencial turístico reconhecido. Além das inúmeras chapadas tabulares de arenito (algumas com inscrições rupestres), a região da Chapada das Mesas é famosa pelas inúmeras cachoeiras de águas límpidas e de temperatura agradável. Áreas modificadas há muito tempo e/ou com grande presença de famílias e comunidades não fazem parte do Parque Nacional, por isso, a maioria dos atrativos turísticos da região, como a Cachoeira da Pedra Caída, Encanto Azul, Cachoeira de Santa Bárbara, Portal da Chapada, dentre vários outros, estão somente na área de entorno. No interior do Parque existem 2 atrativos que são explorados turisticamente há muitos anos (Cachoeira de São Romão e Cachoeira da Prata) e que recebem especial atenção da equipe de gestão visando a minimização dos impactos gerados. Atualmente, a principal contribuição do PARNA ao turismo da região está na atuação da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que está em seu segundo ano, agora com 14 brigadistas, e trabalha na UC e no entorno, preservando as áreas de Cerrado, as belezas naturais e conscientizando a população. O Parque Nacional da Chapada das Mesas ainda não está aberto à visitação, em seu entorno, contudo, existem diversos atrativos, onde é possível desfrutar da natureza com respeito e consciência.

O PNCM está localizado numa região com potencial turístico reconhecido. Além das inúmeras chapadas tabulares de arenito (algumas com inscrições rupestres), a região da Chapada das Mesas é famosa pelas inúmeras cachoeiras de águas límpidas e de temperatura agradável. Áreas modificadas há muito tempo e/ou com grande presença de famílias e comunidades não fazem parte do Parque Nacional, por isso, a maioria dos atrativos turísticos da região, como a Cachoeira da Pedra Caída, Encanto Azul, Cachoeira de Santa Bárbara, Portal da Chapada, dentre vários outros, estão somente na área de entorno. No interior do Parque existem 2 atrativos que são explorados turisticamente há muitos anos (Cachoeira de São Romão e Cachoeira da Prata) e que recebem especial atenção da equipe de gestão visando a minimização dos impactos gerados.

Atualmente, a principal contribuição do PARNA ao turismo da região está na atuação da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que está em seu quibto ano, agora com 14 brigadistas, e trabalha na UC e no entorno, preservando as áreas de Cerrado, as belezas naturais e conscientizando a população. O Parque Nacional da Chapada das Mesas ainda não está aberto à visitação, em seu entorno, contudo, existem diversos atrativos, onde é possível desfrutar da natureza com respeito e consciência.

Municípios: Riachão (MA), Estreito (MA), Carolina (MA)

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec s/nº de 12 de dezembro de 2005

ENDEREÇO: Rua Tancredo Neves, nº 681, Bairro Nova Carolina – Carolina/MA – CEP: 65.980-000

■ MAPA DA REGIÃO