Campo Novo do Parecis fica em uma região privilegiada de Mato Grosso, de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Sua população estimada em 2018 é de 34.558 habitantes. Em Campo Novo do Parecis existem vários rios de águas caudalosas de cor verde-esmeralda e inúmeras corredeiras, a Chapada dos Parecis tornou-se o destino perfeito para o ecoturismo.
A maioria dos atrativos se encontram no Território Indígena da etnia Haliti-Pareci. Ao todo são 14 aldeias, onde 7 delas trabalham com o turismo. Todas estão localizadas às margens de belos rios, como o rio Verde, Papagaio, Ponte de Pedra e Sacre.
Assim, aqueles que querem uma vivência única em Mato Grosso, com direito a conhecer inclusive a cultura indígena, a Chapada dos Parecis é o roteiro perfeito.
Entrar em território indígena sem autorização dos indígenas e da Funai. Por isso, entre com contato com os responsáveis de cada aldeia ou agências locais de turismo, para agendar a visitação.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Território Indígena da etnia Haliti-Pareci
O rio Sacre nasce e morre no Território Indígena Pareci, e por esse motivo, é o rio mais limpo da região, suas águas são cristalinas e esverdeadas.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
MT 358: Tangará da Serra – Itamarati Norte
MT 170: Itamarati Norte – Campo Novo do Parecis
MT 235: Nova Mutum – Campo Novo do Parecis
BR 364: Diamantino – Itamarati Norte – Campo Novo do Parecis
Nova Fronteira: Campo Novo do Parecis – Sapezal
Via Campo Novo do Parecis: Campo Novo – Sapezal
De Ônibus:
nd
De Avião:
Aeroporto de Campo Novo do Parecis