Vitória

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, com uma população de 363.140 mil habitantes. Segunda capital mais antiga do Brasil, foi colonizada pelos portugueses no século XVI.

A capital capixaba é destino certo para quem quer curtir uma boa praia, como as de Camburi e Curva da Jurema, ou mais tranquilas, como as da Ilha do Boi e Ilha do Frade. As atividades esportivas também são uma excelente opção praticadas no mar, na areia, no calçadão ou na ciclovia. A tradicional gastronomia de Vitória é famosa no mundo todo, devido a seu prato típico chamado de “moqueca capixaba“, preparada em panelas de barro, com ingredientes a base de pescado, siri desfiado e frutos do mar frescos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Ilha do Boi
Praia com diversos banhistas na água e na areia e casas e árvores ao fundo Velas ao mar tendo ao fundo a praia da Ilha do Boi. Além das águas tranquilas e claras, a Praia Grande ou Praia da Esquerda é um recanto natural e com sombras proporcionadas por árvores. A Praia Pequena ou Praia da Direita fica nas proximidades.

O mar de águas frias e calmas proporciona as famílias momentos agradáveis de convivência com as crianças. Ambas se encontram a poucos minutos da Praia do Canto e de Jardim da Penha, sendo um ponto de encontro dos jovens da cidade.

■ PRAIAS

# 1 Praia de Camburi
Localizada ao Norte da cidade, Camburi é a única praia da capital que fica na área continental. Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. Toda a orla tem boa iluminação e, no inicio, há um monumento à Iemanjá. Já o mar de Camburi, considerado um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e passear de veleiro.

Quiosques para comercialização de comida e bebida e deck de madeira com mesinhas para os clientes também podem ser encontrados ao longo do calçadão. Há, ainda, um quiosque que serve como sede do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) e como Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

No calçadão tem ainda pista específica para corrida, caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins. Também possui uma Academia Popular da Pessoa Idosa, e aos domingos e feriados, das 7 às 13 horas, dois trechos da avenida Dante Michelini ficam interditados para os carros possibilitando aos moradores e turistas maior espaço para convivência e lazer.

# 2 Curva da Jurema
Nas proximidades, a orla se inicia do lado do Iate Clube. Depois, chega-se à Praça dos Namorados, à Praça dos Desejos e às proximidades da ponte que interliga a Ilha de Vitória à Ilha do Frade.

O mar de águas frias e calmas é ideal para a prática de esportes náuticos e com estreita faixa de areia para corridas e caminhadas. O visitante pode admirar a paisagem a partir de um dos quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba.A praia é indicada para a prática de stand up paddle e passeios de veleiro. A região conta ainda com calçadão, iluminação noturna, lanchonetes e conta com extensa área recreativa, além da estrutura para a prática de tênis, basquete, vôlei e futebol da Praça dos Namorados.

# 3 Praia das Castanheiras
Está localizada na Ilha do Frade. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores. A praia agrada a todos os gostos.

Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas. Para chegar a essa praia de peculiar beleza cênica, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela BR-101, vindo do litoral Sul ou Norte.
Acesso pela BR-262, vindo de Brasília ou Minas.

De Ônibus:
As empresas Gontijo (http://www.gontijo.com.br), Itapemirim (http://www.itapemirim.com.br) e Rio Doce (http://www.viacaoriodoce.com.br) fazem o trajeto de diversas capitais até Vitória.

De Avião:
O aeroporto de Vitória recebe voos diários de diversas capitais do país.

■ MAPA DA REGIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *