Parques nacionais devem receber 11,5% a mais de turistas em 2017

Análise da Euromonitor International estima ainda que Brasil alcançará recorde em turistas em 2018, com 8,6 milhões de visitantes

O número de turistas em parques nacionais crescerá 11,5% em 2017, segundo análise da Euromonitor International (Instituto de Inteligência Comercial). O levantamento estima ainda que, em 2018, o País deve alcançar o número recorde de 8,6 milhões de turistas nas unidades de conservação.

“Esse crescimento representa a mudança de um país que demonstra que pode ir muito além do turismo de Sol e Praia e que tem a natureza como sua maior riqueza. Trata-se de um posicionamento mundial muito importante, pois somos o País com maior potencial do mundo em atrativos naturais para o turismo”, destaca o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz.

O presidente também destacou a importância desses números, uma vez que a estimativa é superior à alta de 2% prevista para o mercado de viagens domésticas, e disse acreditar que é possível crescer ainda mais se o processo de concessão de serviços de apoio à visitação nas unidades for acelerado.

“A saída para um aumento ainda maior do número de visitantes nos Parques Nacionais é a concessão para a iniciativa privada. Os casos de sucesso dos parques da Tijuca (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Fernando de Noronha (PE) comprovam essa necessidade”, afirma.

Concessão

Hoje, no Brasil, são 324 unidades de conservação, com abrangência de 9% do território nacional. Dessas, 72 são Parques Nacionais, em 26 milhões de hectares.

Fernando Sousa, diretor institucional do Grupo Cataratas, concessionário dos parques da Tijuca, de Fernando de Noronha e de Foz do Iguaçu, acredita que o aumento no número de visitas está ligado às melhorias em infraestrutura e serviços oferecidos nos locais. “O número de visitantes do Parque da Tijuca, por exemplo, subiu de 700 mil, no início da concessão, para 1,8 milhão este ano, o que representa um crescimento de 17%”, afirma.

Segundo ele, a concessão proporciona um salto de qualidade para todo o público, com acessibilidade, limpeza e manutenção continua, além de profissionalização dos serviços e uma experiência com mais informações para os turistas.

Outras três unidades de conservação do País estão em processo de concessão: Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Nacional do Pau Brasil (BA).

Reconhecimento internacional

O Brasil aparece em primeiro lugar no ranking da World Travel and Tourism Council (WTTC) no quesito recursos naturais e os Parques Nacionais. O País também foi eleito como o de maiores belezas naturais pela revista turística internacional Conde Nast Traveller e como o país “mais legal do mundo” pelo canal norte-americano CNN.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Embratur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *