Paraty será a cidade dos ceramistas durante feriado da Semana Santa

Município realiza encontro de artistas nacionais e internacionais e divulga arte regional entre turistas

Valorizar as manifestações culturais regionais através da arte da cerâmica. Com esta missão, Paraty sediará de 24 a 27 de março, o X Encontro de Ceramistas. Com dezenas de ateliês de arte e expressões artísticas espalhadas pela cidade, Paraty vai reunir representantes de mais de seis municípios fluminenses.

Na programação do evento constam conferências, cursos, exposições de arte, feira de objetos, demonstrações ao vivo de queima de raku (técnica de queima de cerâmica originada no Japão) e de modelagem, e apresentações de ceramistas na rua. Esta edição contará ainda com uma exposição retrospectiva dos últimos cinco anos, com expoentes da cerâmica nacional como Shoko Suzuki, Alberto Cidraes, Lygia Reinach, Megumi Yuasa e Toshiyuki Ukeseki.

Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, o artesanato e suas derivações ganham cada vez mais espaço dentro do segmento do turismo.

– Arte regional é um dos itens mais procurados nas compras realizadas por turistas. Estamos focados em discutir ações de fomento e incentivar a produção e comercialização dos produtos. Paraty é o destino ideal para a realização do encontro, não só por ser reconhecida mundialmente por suas referências históricas, como também pela mistura cultural indígena, quilombola e caiçara.

A miscigenação cultural existente em Paraty pode ser vista e sentida em passeios pelo Centro Histórico e nos ateliês espalhados pela cidade. Dentre esses espaços de arte e cultura, encontramos os de cerâmica. Hoje são 17 e cerca de 20 fornos em plena atividade.

Da convivência harmônica e da troca de experiências entre todos os ceramistas locais, surgiram nos anos 1970 as primeiras edições do Encontro de Ceramistas. Retomado em 2011, o evento busca o intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais, além de democratizar o acesso de turistas e moradores à arte da cerâmica.

O X Encontro de Ceramistas será realizado na Casa de Cultura Câmara Torres, Espaço Experimental de Cultura – Cinema da Praça e na Igreja de Santa Rita, todos localizados no Centro Histórico. A visitação poderá ser feita das 10 h às 22 h e a entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *